Gestão de riscos assegura o cumprimento dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário Maranhense

Com o intuito de agregar mais valor no comprimento dos objetivos estratégicos do Judiciário maranhense, a Diretoria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça do Maranhão (DAI/TJMA) tem desenvolvido ações de avaliação, consultorias, gerenciamento de riscos, e controles internos administrativos nos 100 dias de trabalho da atual gestão (2022/2024).

A gestão de riscos é uma metodologia que consiste no conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar e monitorar riscos (incerteza sobre objetivos estabelecidos), que podem afetar as rotinas do TJMA nos níveis estratégico, tático e operacional.

Nos 100 primeiros dias da gestão atual (2022/2024), a DAI realizou o mapeamento de seus processos de trabalho, apresentou o relatório de gestão fiscal do 1º Quadrimestre de 2022 e expôs o relatório anual de atividades ao Plenário.

MENOR EXPOSIÇÃO A RISCOS

Além do fortalecimento da gestão de riscos, a meta da DAI é prestar, ao longo de 2022, apoio à estruturação e implementação de Compliance, metodologia que prioriza a modernização da gestão administrativa com foco em celeridade, eficiência e resultados, e a minimização da exposição do TJMA a riscos.

“Estar em Compliance” expressa ter respeito e aderência à legislação, normas e regras, além de ser capaz de detectar e tratar todos desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

Os preceitos de Compliance buscam sistematizar, no âmbito de instituições, o desenvolvimento de uma cultura benéfica à disseminação e ao cumprimento da legislação e das normas e regras que aquela instituição está sujeita, bem como padronizar comportamentos éticos e de conduta.