Geração Z: saiba quais são as soft skills mais pedidas no mercado de trabalho
Formada pelos nascidos entre 1995 e 2010, a Geração Z tem mudado o mercado corporativo, por conta de suas demandas de qualidade de vida e fácil adaptação às novas tecnologias. As pessoas dessa faixa etária geralmente buscam ambientes que valorizem propósito, flexibilidade e desenvolvimento contínuo, o que tem gerado uma dificuldade na retenção de talentos.
Grande parte disso se deve ao fato de a Geração Z procurar empresas que estejam alinhadas a valores éticos e sociais. Além disso, eles são reconhecidos pela criatividade em resolver problemas e facilidade com inovação. Porém eles ainda encontram desafios com o desenvolvimento de soft skills essenciais para o sucesso no mercado de trabalho.
O que são soft skills?
As soft skills são habilidades comportamentais e emocionais que vão além do conhecimento técnico. Esse tipo de habilidade é requisitado e cada vez mais valorizado dentro das empresas, já que com elas é possível manter a harmonia no ambiente de trabalho e até mesmo aumentar a eficiência da equipe.
Entre as habilidades mais procuradas pelas empresas atualmente, estão:
- Comunicação clara e assertiva: Importante para transmitir ideias e contribuir de maneira eficaz com a equipe.
- Gerenciamento de tempo: Ser capaz de lidar com diversas demandas durante o período de trabalho, executando todas com excelência.
- Resolução de problemas: Uma boa capacidade de analisar cenários complexos e conseguir encontrar soluções inovadoras.
- Resiliência: Saber lidar com cobranças e crises, sejam internas ou externas, para entregar um bom resultado.
- Trabalho em equipe: Lidar com diferentes perfis profissionais de maneira produtiva e entregando resultados.
- Liderança: Essencial para a motivação e orientação de times, mesmo em ambientes dinâmicos ou até mesmo remotos.
A importância da escuta ativa
Uma habilidade muito procurada pelas empresas e que merece destaque é a escuta ativa. Apesar de esse tipo de soft skill ser conhecido somente por ouvir com atenção, ter empatia e conseguir compreender a perspectiva da outra pessoa, no ambiente corporativo, ela vai para além disso.
Quando aplicada, a escuta ativa é capaz de melhorar os relacionamentos com diferentes membros da equipe, solucionando conflitos com eficiência e aumentando a colaboração da equipe. E, com mais sinergia, vêm melhores resultados.
Para a Geração Z, ter essa soft skill é essencial. Com ela, é possível complementar a comunicação assertiva e ainda fortalecer o trabalho em equipe. Empresas que incentivam essa prática apontam ganhos significativos em produtividade e engajamento dos colaboradores em diferentes áreas.
Sem contar que ela é indispensável quando se trabalha diretamente com o público, como em vendas e atendimento ao cliente, em que ouvir atentamente o que o consumidor quer pode ser a chave para a conversão final.
Com sua familiaridade tecnológica e visão global, a Geração Z possui grande potencial para liderar as mudanças no mercado. Para isso, é preciso desenvolver as soft skills que o mercado busca, e, combinando tecnologia, propósito e habilidades comportamentais, é possível que as pessoas dessa geração transformem o mercado corporativo para melhor.