Galeria virtual e live apresentam resultados do Arte em Cores

Chegou o momento do público conhecer as obras criadas pelos artistas que participaram do Arte em Cores, que conta com o patrocinado pela Vale. No próximo dia 9 de dezembro, o projeto inaugura sua galeria virtual para divulgar os trabalhos de artistas de municípios do Maranhão e do Pará selecionados em edital. Para marcar o lançamento da galeria, o Arte em Cores promove uma live para contar a história do projeto, às 20h, no Instagram (@arteemcoresmove), com três membros do projeto: o coordenador e curador Gilberto Scarpa, e os jurados e professores André Amparo, produtor cultural, e o grafiteiro Davi de Melo Santos.

A galeria virtual abriga duas salas, cujos nomes foram escolhidos pelos próprios expositores. Na sala Encontro das Águas, em homenagem à sinergia artística dos representantes dos dois estados, estão os 48 painéis produzidos na primeira fase do Arte em Cores. Os trabalhos refletem o talento, a sagacidade e as experiências coletivas dos participantes durante as atividades de formação à distância (em decorrência da pandemia). Os painéis de arte foram inspirados em técnicas como grafite, estêncil e colagem, entre outras.

A sala Gurupi, que homenageia o rio que banha a divisa entre os estados do Maranhão e Pará, apresenta os dez artistas escolhidos pelos jurados para representar suas comunidades e todos os participantes do projeto na criação coletiva de dois painéis de arte urbana, em Açailândia (MA) e Marabá (PA) e. As salas estarão “abertas” no link www.arteemcores.art.br. 

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, cada etapa do projeto, até agora, apresentou excelentes resultados.  “É uma grande satisfação ver a abertura desta galeria e poder dividir com o público o resultado desse projeto que envolveu tantos artistas e que nos surpreendeu com trabalhos de grande qualidade. Para alguns, esta pode ser a primeira exposição, mas acreditamos que é também uma oportunidade de reconhecer estes novos artistas na cena cultural regional”, destaca.

Para chegar a este resultado, o Arte em Cores promoveu uma verdadeira maratona nos quinze municípios que o projeto alcançou, desde a entrega dos kit para a produção das obras. Os artistas tiveram 15 dias para elaborar os painéis, contando com o acompanhamento da equipe do Arte em Cores, que recolheu os trabalhos ao final do prazo estabelecido. O projeto também promoveu oficinas on-line e presenciais de formação e aperfeiçoamento técnico dos participantes. “Sou muito grata ao projeto, à Vale, e a todas as pessoas que me incentivaram a mostrar o meu trabalho e seguir na carreira artista”, agradeceu Leane Silva, de Açailândia, selecionada entre os 10 representantes da fase final. 

Na opinião de Rodrigo Ferreira, de Parauapebas (PA), o projeto foi um divisor de águas. “Ele traz em seu DNA a proposta de revelar artistas que estão dispersos em cidades distantes entre si, desengavetar ideias, e estimular uma vontade insaciável de produzir arte, proporcionando às pessoas uma oportunidade sadia de interpretar e refletir a experiência de viver e se relacionar no planeta”, explica.

O Arte em Cores abrange os municípios maranhenses de Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca e paraenses de Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã.

O projeto é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e parceria do Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz/MA).