Giro de Noticias

Fundação Vale e CIM firmam parceria para fortalecer saúde básica em municípios vizinhos à ferrovia Carajás no Maranhão

A Fundação Vale firmou uma parceria com o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), para implementação do projeto “Ciclo Saúde Proteção Social” em 24 municípios vizinhos à ferrovia Carajás, no Maranhão. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção básica e a assistência social nesses municípios, integrando esforços com o poder público municipal para consolidar políticas públicas setoriais e o atendimento às comunidades. Até 2026, serão beneficiadas 396 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 55 unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), contemplando 451 serviços e 5 mil profissionais.

O Ciclo Saúde Proteção Social será executado pelo Cedaps, organização da sociedade civil que promove o fortalecimento de comunidades e serviços públicos, com foco em políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis; e conta com a parceria das Prefeituras Municipais que integram o Consórcio CIM; e ainda da Wheaton Precious Metals e do BNDES, por meio do fundo Juntos pela Saúde. A solenidade que marcou o início do Ciclo Saúde Proteção Social no Maranhão aconteceu hoje, terça-feira, 19, em Alto Alegre do Pindaré, com a presença de representantes da Fundação Vale, da Vale, parceiros, do CIM e do Governo Federal.

“Essa é mais uma iniciativa da Fundação Vale que integra nossa estratégia de ajudar a promover a educação e a saúde pública no Maranhão, somando forças com o projeto Trilhos da Alfabetização – de fortalecimento da educação básica – que também é realizado em parceria com o CIM e as Prefeituras. Nossa atuação em saúde busca fortalecer a educação permanente dos profissionais, apoiar o planejamento estratégico e ampliar o acesso às políticas públicas de saúde e assistência social. Na prática, queremos que as ações resultem na melhoria dos serviços oferecidos e no desenvolvimento social desses municípios”, afirmou Marcus Finco, representante da Fundação Vale.

“Hoje, damos mais um passo significativo para consolidar a parceria entre o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), a Fundação Vale e o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps). Esses investimentos são fundamentais para garantir o bem-estar da população, prevenir doenças, promover a igualdade e reduzir desigualdades, melhorando a qualidade de vida e impulsionando o desenvolvimento econômico e social da nossa região. Por meio desse projeto, priorizamos quem está na ponta e que depende desses serviços”, ressaltou
Fufuca Dantas, presidente do Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM) e prefeito de Alto Alegre do Pindaré.

Atuação do Ciclo Saúde Proteção Social

Entre as ações previstas pelo projeto estão: formação para/com equipes dos profissionais da Atenção Básica (SUS), da Assistência social (SUAS) e parceiros locais; fomento às práticas de educação em saúde; assessoria direta para elaboração de programas e acesso a políticas nacionais; e ainda, doação de mobiliário e equipamentos para melhorar as condições materiais das UBS e CRAS.

Com esse formato de atuação, o projeto busca contribuir para a ampliar a capacidade de diagnóstico, planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação, a partir de elaboração de planos de trabalho compartilhados com a gestão pública. Os planos irão considerar as necessidades de saúde e de ampliação do acesso das populações aos serviços.