Funac realizou Encontro de Monitoramento e Planejamento

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou o Encontro de Monitoramento e Avaliação do Planejamento Estratégico, com o objetivo de monitorar e avaliar semestralmente a execução dos planos de ação 2020, dos setores e Centros Socioeducativos da Fundação, tendo como referência o planejamento estratégico 2020-2023. O Encontro aconteceu de forma virtual, pela plataforma Google Meet, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, sob a coordenação do chefe da Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan), Nikson Daniel.

A abertura do evento contou com a exibição de vídeos da apresentação musical dos socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida, que integram a banda Sonho de Liberdade, e do recital de cordel das adolescentes do Centro Socioeducativo Florescer e educandos do Centro Socioeducativo de Internação Semear (Imperatriz).

De acordo com a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, o monitoramento serviu para avaliar as ações realizadas no primeiro semestre e as metas alcançadas. “A partir deste mês, iniciamos as novas metas e objetivos a serem alcançados. A nossa intenção é otimizar os recursos que já dispomos e oferecer um atendimento humanizado e qualificado,” afirma Sorimar.

Na ocasião, os participantes apresentaram os planos de ação dos setores e unidades do primeiro semestre deste ano. Para o chefe da Asplan, o encontro foi avaliado de forma satisfatória, mesmo sendo um grande desafio, considerando o advento da pandemia da Covid-19. “Conseguimos garantir a interatividade e intervenções de todos os participantes. O resultado foi positivo com uma grande participação das unidades e setores que apresentaram os seus resultados”, comenta Nikson.

Foram analisados, durante o evento, os indicadores a partir de perspectivas e objetivos estratégicos das metas que serão avaliadas ao longo do quadriênio, além dos aspectos facilitadores, dificuldades, avanços  e também sugestões para a melhoria dos tópicos dificultadores, com o objetivo de alcançar as metas e elevar os indicadores no próximo semestre. As sugestões serão convertidas em ações e passarão a incorporar os planos tanto das Unidades, quanto dos setores da Fundação, que serão sistematizadas e apresentadas.

Nikson Daniel destaca ainda que entre os avanços apresentados estão o modelo de gestão que é adotado pela Fundação, uma gestão democrática e participativa que permitiu durante o período de distanciamento social garantir as ações dentro dos Centros Socioeducativos.

“As unidades tiveram que reinventar as suas intervenções com foco no planejamento estratégico, que é uma ferramenta que nos possibilita essa tranquilidade. Nós temos muito bem definidas as nossas metas, e o planejamento possibilita essa releitura, essa escolha de caminhos para ajustes de processos e metas que devemos alcançar”, complementa Nikson.

A servidora Norma Solange parabenizou a gestão da Funac e os profissionais que atuam no sistema socioeducativo, considerado essencial, no período da pandemia. “A Funac está de parabéns pela forma como conduziu o atendimento aos adolescentes no momento de enfrentamento à pandemia, principalmente no sentido de garantir as atividades com os adolescentes e, mesmo sem as visitas familiares, propiciaram às famílias contatos com seus filhos”, declara.

“A equipe da Asplan está de parabéns pela metodologia do monitoramento e avaliação que aconteceu de forma leve. Os vídeos das apresentações culturais dos adolescentes intercalando as falas foram excelentes”, ressalta a chefa de gabinete, Rita Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.