Funac realiza reunião com IEMA para retomada dos cursos profissionalizantes
A diretora técnica da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Lúcia Diniz, e a coordenadora Regional de Programas Socioeducativos da Funac, Eunice Fernandes, participaram de reunião com o assessor técnico da Reitoria do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Márcio Lopes, para alinhar a retomada dos cursos profissionalizantes nos Centros Socioeducativos da Funac. A previsão é que os cursos sejam retomados em setembro em todos os Centros Socioeducativos.
“A ideia é dar continuidade na oferta regular dos cursos de qualificação profissional aos adolescentes, um dos pilares da socioeducação. Isso contribui de forma significativa no processo da medida socioeducativa, pois os adolescentes aprendem uma profissão, podem transformar suas vidas, se inserir no mundo do trabalho e romper o vínculo com o ato infracional de fato”, pontua a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
A diretora Lúcia Diniz apresentou a dinâmica e rotina sociopedagógica dos Centros Socioeducativos e faz uma avaliação da reunião. “Estamos muito felizes com a volta dos cursos, é a efetivação da intersetorialidade, pois a educação profissional é o caminho. Hoje, os adolescentes participam de vários cursos e se sentem motivados para avançar nos estudos, ingressar no mercado de trabalho e ter um novo projeto de vida ao encerrar a medida”, destacou Lúcia Diniz.
Para Márcio Lopes, do IEMA, a reunião foi muito produtiva. “A nossa missão é promover a inclusão por meio da educação profissional e garantir a inserção dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Nós, como educadores que trabalhamos em uma instituição de ensino como o IEMA, acreditamos nas pessoas e que o projeto de vida pode ser reformulado. O papel da nossa instituição é também fazer parte desse leque de oportunidades e novas perspectivas de vida. A retomada dos cursos em parceria com a Funac é fundamental e importante para todos nós”, afirma.
Lúcia Diniz ressaltou ainda que os resultados alcançados são frutos de uma construção coletiva com todas as equipes envolvidas. “Os cursos são realizados nas próprias unidades, têm carga horária otimizada, aliam teoria e prática e se adequam a rotina do atendimento socioeducativo”, enfatiza.
Também participaram da reunião: o assessor de Orçamento, Herbeth da Hora; o assessor jurídico Mathias Aguiar; e o gestor de Contratos e Convênios, Yago Marinho.