Fórum de São Luís implementa melhorias nos espaços de uso coletivo

O Fórum Des. Sarney Costa está revitalizando e readequando alguns espaços do prédio para melhorar o ambiente de trabalho e de atendimento ao público e reforçar as medidas sanitárias de prevenção do coronavírus (COVID-19). Unidades administrativas receberam serviços de pintura, iluminação e ganharam novas cores e quadros com fotografias e frases motivacionais, tornando o ambiente mais leve. A recepção principal do Fórum foi reestruturada com um layout que garante maior segurança na implementação das medidas preventivas do contágio pelo vírus.

A diretora do fórum, juíza Andréa Perlmutter Lago, disse que desde a retomada das atividades presenciais do Judiciário maranhense, em julho de 2020, suspensas em março por conta da pandemia, vem sendo feitas readequações nos ambientes de uso coletivo e de atendimento direto ao público para prevenir o contágio e disseminação do coronavírus.

A diretora explicou que os elevadores, apontados como ambientes com grande potencial de contaminação, ganharam uma atenção especial, com sinalização para manter o distanciamento durante o uso do equipamento que só pode transportar quatro pessoas por vez. Os funcionários terceirizados, que antes trabalhavam como ascensoristas, receberam treinamento para auxiliar e orientar os usuários sobre o uso dos elevadores para garantir o distanciamento entre as pessoas que aguardam a vez para entrar no elevador e também a quantidade permitida de pessoas.

A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa, com o apoio do Tribunal de Justiça (TJMA) e da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), está desenvolvendo um projeto visual para tornar os espaços mais acessíveis e receptivos ao público. Unidades como Central de Mandados e as recepções da Secretaria de Distribuição, Contadoria, Laboratório Forense, Divisão Médica e Odontológica, Protocolo, Divisão de Serviço Social e Psicologia, receberam readequações, pintura e substituição da antiga iluminação por lâmpadas de led, além de quadros com frases motivacionais. Em alguns desses setores está o acervo fotográfico permanente da Galeria de Arte do Fórum.

Segundo a juíza Andréa Perlmutter, essas unidades ganharão, ainda, identificação visual para facilitar a localização dos setores pelo público que busca os serviços do Fórum. Será uma identidade visual padrão a exemplo do que já existe nos setores de Comunicação, Avaliação e Partidoria Judicial.

Como parte das ações de melhoria das instalações, no último mês de novembro, foi inaugurado no hall do prédio (térreo) o novo espaço da Galeria de Diretores do Fórum, com exposição permanente de parte da memória do Judiciário maranhense. Integram a galeria 20 ex-diretores, magistrados que dirigiram o órgão de 1988 até abril de 2020. Este ano ainda, deve ser instalada a Galeria Permanente de Arte, com telas doadas por artistas plásticos para o acervo do Fórum.

A ala 1, no 1º andar do Fórum (antigo Forinho) também está passando por reforma na pintura e iluminação e vai receber a estrutura dos novos gabinetes dos juízes auxiliares, projeto que será executado pela Diretoria de Engenharia do TJMA. O projeto contempla 18 gabinetes, cada um com uma sala para o juiz e outra para o assessor. O espaço recebeu o nome Ala Desembargadora Cleonice Silva Freire, falecida no último dia 02 de janeiro. No local já funciona o Núcleo de Apoio às Unidades Judiciais (NAUJ) que terá suas instalações ampliadas.

As melhorias que começaram a ser implementadas na atual gestão incluem, ainda, as áreas de estacionamento. Já foi reestruturado o espaço destinado ao estacionamento dos secretários das unidades judiciais e chefes de setores, com 91 vagas. Também foram criadas 13 vagas para oficiais de justiça no estacionamento externo (lateral) e seis no interno, além de espaço exclusivo para membros das procuradorias Geral do Estado (PGE) e do Município de São Luís (PGM) e Defensoria Pública (DPE). A diretora informou que está sendo elaborado o projeto para um novo estacionamento no órgão.