Fórum de São Luís celebra Dia da Árvore com ação de limpeza e jardinagem

O Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), foi celebrado no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) com atividade de limpeza geral e jardinagem. A ação ocorreu no último sábado (18), em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, e contou com a equipe de todos os funcionários terceirizados, coordenada pela Divisão de Serviços Gerais do órgão. Na área externa, foram realizados serviços de poda, adubação e revitalização dos canteiros, limpeza dos jardins, além da lavagem das escadarias.

A juíza Laysa de Jesus Paz Martins Mendes, que está respondendo pela diretoria do fórum, explicou que neste dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore, a diretoria do órgão “vem registrar sua constante preocupação e compromisso com o bem-estar e a saúde dos magistrados e magistradas, servidores e servidoras, funcionárias e funcionários terceirizados e usuários em geral, buscando sempre propiciar um ambiente saudável, em harmonia e proximidade com a natureza e as práticas sustentáveis”, afirmou.

O chefe da Divisão de Serviços Gerais do Fórum, Denilson Ferreira, explicou que o órgão aproveitou a proximidade do Dia da Árvore para promover também serviços nas áreas verdes e estacionamentos do fórum. Já nas dependências internas, houve a limpeza e lavagem de espaços como hall, corredores, escadarias, além da coleta de resíduos recicláveis.

O Fórum de São Luís dispõe de uma grande área verde no entorno do prédio, com vegetação rasteira, plantas ornamentais e árvores frutíferas e outras que compõem o paisagismo. Há 15 pés de ipês rosa e quatro amarelos, palmeiras, abacate, manga, jambo e outras espécies. Algumas foram plantadas no ano passado, durante evento do Dia da Árvore, promovido no fórum pelo TJMA. Naquela oportunidade, foram distribuídas cerca de 200 sementes de ipês amarelos.

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta, no dia 18 de setembro, com o objetivo de que cada voluntário participe dentro da sua própria casa ou trabalho realizando alguma das atividades propostas (limpeza ambiental, digital, solidária e mental).

Como parte das atividades, TJMA, por meio do Núcleo Socioambiental, também desenvolveu nesse período a campanha “Destralhe – Mais sustentabilidade e menos desperdício!”

A campanha procurou promover a limpeza do ambiente de trabalho no Judiciário, com a devolução ou baixa de bens que não estavam mais sendo utilizados, bem como a realização de limpeza digital, com exclusão de arquivos duplicados, não mais utilizados e desnecessários. Implementada em 2018, a campanha ocorre todo ano, visando a garantir uma gestão socioambiental de materiais de expediente, bens permanentes ou de informática, por meio de devolução de itens em desuso e sua reutilização ou destinação ambientalmente correta. Este ano a campanha teve como foco o Dia Mundial da Limpeza (Clean up day), com a organização de mutirão de limpeza das dependências dos fóruns, com a equipe de terceirizados.