Foliões retornam para casa utilizando serviço gratuito de ferryboat.

Quem está retornando das cidades da Baixada Maranhense aproveitou mais um dia de gratuidade do serviço ferryaboat, nesta Quarta-Feira de Cinzas (22). A medida, editada pelo Governo do Estado para o período de programação do Carnaval do Maranhão 2023, beneficiando cerca de 40 mil pessoas realizando a travessia sem custo, sendo aproximadamente 15 viagens diárias e quatro mil veículos de pequeno porte transportados no dia 18 e quarta (22), quando permanece em vigor a gratuidade, durante todo o dia. 

A ação do Governo do Maranhão, executada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). “Essa medida do governador Carlos Brandão foi, sem dúvida, um sucesso. Facilitou para muitos foliões que queriam brincar o Carnaval nos municípios do interior, sobretudo, os da baixada e garantiu um trajeto seguro e totalmente gratuito”, ressaltou o presidente da MOB, Gilberto Lins.

O gestor pontuou ainda, sobre a organização para conduzir a medida com segurança e qualidade no atendimento aos usuários do serviço. “O planejamento para deslocar estas milhares de pessoas neste dias de gratuidade, contou com um aparato de segurança do governo e toda equipe da MOB e demais parceiros que se engajaram para que  tudo ocorresse da melhor forma possível. Parabenizamos a todos que aproveitaram essa iniciativa e puderam prestigiar essa grande festa carnavalesca maranhense, afinal, a festa é para todos, e destaco nosso Governo do Estado, que foi sensível com a demanda e promoveu esta facilidade para os maranhenses”, frisou Lins.

O ferryboat estará disponível o dia todo, nesta quarta-feira, no trajeto sentido São Luís. Para garantir melhor mobilidade e evitar superlotação dos ferrys, o Governo do Estado firmou o acordo com a categoria de caminhoneiros e nestes dias de gratuidade do transporte aquaviário, não haverá embarque de caminhões. Vans e ônibus também não irão atravessar.

“Essa gratuidade ajudou bastante. Já foi uma economia de dinheiro e deu para ir brincar o Carnaval. Aproveitei também para visitar meus familiares e descansar um pouco. Foi muito bom, muito divertido e já espero pelo próximo ano”, disse a vendedora Claúdia dos Santos Ferreira.

Para a dona de casa Maria Antônia Pereira, a gratuidade foi fator decisivo para ela sair de São Luís e curtir as festas carnavalescas no interior do Maranhão. “Foi uma ótima ideia. A gente não precisou gastar com as passagens e já deu para utilizar o valor para outras coisas. Eu estava com minha família e foi uma boa economia de dinheiro. Talvez, sem essa gratuidade, eu nem saísse de São Luís. Gostei muito”, enfatizou.

Quem estava com passagens agendadas para estas datas de gratuidade, teve a opção de remarcar ou pedir reembolso. Nestes dias, as vendas de mais passagens foram suspensas. Não há necessidade de apresentar documento para ter acesso ao embarque gratuito nos ferrys.

Transporte semiurbano

O Governo do Estado também garantiu gratuidade para usuários do transporte semiurbano coletivo na Região Metropolitana de São Luís, nos dias 18 e 19 de fevereiro. Ficaram disponíveis nestas datas, ônibus nos terminais da Cohab/Cohatrac, São Cristóvão, Cohama, Vinhais e Praia Grande, durante todo o dia.

A expectativa era que, cerca de 170 mil passageiros utilizassem a gratuidade. Para atender à demanda, foram destinados 321 veículos de 78 linhas, que trafegam entre os municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e a capital, São Luís. Do total de aproximadamente 900 mil participantes previstos para os cinco dias de carnaval, cerca de 600 mil deveriam utilizar este transporte.