Folia e diversão marcam fim da programação de prévias na Cidade do Carnaval
Com muita festa, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), concluiu a programação de pré-Carnaval no circuito montado ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande na noite de Domingo Magro (23). Marcaram presença na Cidade do Carnaval, Tony Salles, Psirico, Pepê Júnior e Erick Andrade. A folia será retomada na próxima sexta-feira (28), início do período oficial, com shows de Netinho, Ara Ketu e Heitor Costa.
O prefeito Eduardo Braide fez uma avaliação positiva da festa, que alcançou seus objetivos. “Foi um pré-Carnaval maravilhoso, com todo mundo se divertindo em um espaço seguro, por onde passaram diversas atrações. É claro que foi somente um ensaio para a grande festa oficial, que começa na próxima sexta-feira (28). E nós daremos a largada com a alegria do Bicho Terra, sacudindo o circuito Beira-Mar”, antecipou Eduardo Braide, que também anunciou o Bloco do Reggae com cortejo e trio elétrico no circuito da Beira-Mar.
O prefeito lembrou que, antigamente, significativa parcela da população de São Luís deixava a cidade para aproveitar o Carnaval em outros municípios, uma vez que a programação na capital não era atrativa.
“Agora, todos convergem para cá, bem como os turistas de outros estados, que conseguem se programar, pois nós lançamos a programação com bastante antecedência. Prova disso é que 100% da nossa rede hoteleira estará ocupada. É uma festa que gera renda e o dinheiro circula, beneficiando o motorista de aplicativo, taxista, manicure, cabeleireiro, ambulantes, ou seja, todo mundo ganha”, avaliou Eduardo Braide.
Trio elétrico e cortejo
O cantor Tony Salles foi quem puxou o cortejo dos foliões a bordo de um trio elétrico pela Avenida Beira-Mar. Ele agitou geral desde a largada, nas imediações da Praça Manoel Beckman. De lá, o cantor fez os foliões cantarem, dançarem e pularem até o perímetro da Cidade do Carnaval. O prefeito Eduardo Braide também agitou sobre o trio elétrico. Braide recebeu os agradecimentos de Salles e revelou que vai chamar o artista para novo show em São Luís numa outra oportunidade. Os fãs vibraram com a promessa.
“Muito feliz por participar dessa festa e por poder estar no trio, que tem tudo a ver com Carnaval. Eu estou acostumado a tocar em trio o ano todo, mas no Carnaval é especial. Prefeito Eduardo Braide acertou em cheio. Muito obrigado!”, disse Tony Salles.
Enquanto Salles animava sobre o trio, o palco da Cidade do Carnaval era ocupado pelo cantor maranhense Pepê Júnior, um veterano com muitos anos de folia na bagagem. Pepê fez a simbiose de ritmos com destaque para a axé music, uma vez que, recentemente, lançou música em homenagem aos 40 anos desse gênero musical que é a cara da Bahia.
“Muito legal essa coisa de valorizar os artistas da terra numa festa popular como essa, pois sabemos que há espaço para todo mundo. Nossos agradecimentos à Prefeitura de São Luís pelo respeito ao nosso trabalho”, disse o cantor, que no dia 28 se apresentará novamente no circuito.
Psirico
Depois do show de Pepê Júnior, no palco, e de Tony Salles, no trio, o público festejou a chegada da banda Psirico, com a energia redobrada de Márcio Victor, que apareceu com a mesma pegada de décadas atrás, quando estourou no Brasil e ajudou a criar o pagodão baiano, derivado do samba-reggae.
A primeira música foi ‘Lepo Lepo’, canção que tornou o artista bastante conhecido no Brasil e foi cantada em uníssono pela multidão que aguardava o baiano. Com uma banda potente e dançarinos executando coreografias variadas, Márcio Victor entregou uma apresentação alegre e na medida certa. A banda ainda prestou homenagem ao bumba meu boi, tocando a toada ‘Maranhão, meu tesouro, meu torrão’. Márcio Victor também chamou dois fofões e a Corte Momesca para subirem ao palco, protagonizando uma noite ‘marabaiana’, ou seja, com a mistura de Maranhão com Bahia.
“Estamos querendo reunir vários artistas para gravar um DVD aqui no Maranhão, como forma de reconhecimento pelo sucesso que fazemos aqui. É um agradecimento por tanto carinho. Aliás, não me tirem mais dessa festa. Eu amo essa terra”, disse Márcio Victor.
Erick Andrade
A noite foi encerrada com a prata da casa. O cantor Erick Andrade botou o público para quebrar e requebrar com seu repertório recheado de axé music, que ele homenageia este ano pelos 40 anos do gênero musical. Formando dupla com Elielma Vasconcelos, Andrade apresentou um show coreografado, com bailarinos, e muito entusiasmo.
“Obrigado à Prefeitura de São Luís por mais esta oportunidade de mostrar o nosso trabalho e por valorizar os artistas da terra. Há espaço para todo mundo, os que vêm de fora e os daqui o que torna a festa ainda mais bonita, alegre e diversificada. Nosso muito obrigado”, agradeceu Erick Andrade.
Elogios
O público não arredou o pé da Cidade do Carnaval nem mesmo quando caiu uma forte chuva durante o show de Psirico. “Foi para abençoar essa festa maravilhosa. A Prefeitura de São Luís botou para arrebentar. Eu vim todos os dias e no dia em que Léo Santana se apresentou, vim com amigos de Belém, que amaram. Eles me perguntaram se era assim todos os anos, pois já querem se programar para passar o Carnaval de 2026 aqui. Como adoram Carnaval, é como se a festa começasse bem mais cedo em São Luís”, disse a estudante universitária Maridalva Reis, fã de carteirinha do cantor Tony Salles.
Celebridades
Foram noites de muita folia com segurança na Cidade do Carnaval e um desfile de celebridades da música brasileira e de artistas maranhenses. Passaram pelo palco Menos é Mais,Zé Neto & Cristiano, Xande de Pilares, Alexandre Pires, É o Tchan, Parangolé, Timbalada, Léo Santana, Ferrugem, Chicabana, Jorge Aragão e Hungria, além de Tony Salles e Psirico. De São Luís, se apresentaram Bicho Terra, Argumento, Os Tropix, Mix in Brazil, Samba da Tamarineira, Erick Andrade, Pepê Júnior, entre outros.
Segurança e serviços
Durante as noites de festa, o circuito ganhou reforço de segurança, com policiais militares, bombeiros e guardas municipais a postos. Havia, ainda, postos médicos, videomonitoramento, barreiras para revista de foliões, reforço no trânsito e diversos outros serviços sendo executados por secretarias, órgãos e parceiros do poder público municipal, garantindo o sucesso do evento. O mesmo trabalho terá continuidade nos dias oficiais de folia.