O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Floresta Viva: parceria da Eletrobras com o compromisso ambiental e geração de renda no Maranhão

A parceria da Eletrobras no Projeto Floresta Viva é exemplo da sua responsabilidade social nas regiões em que atua. A inciativa apoia o maior viveiro público do país, localizado no estado do Maranhão, e conta com o envolvimento de 15 empresas que buscam recuperar áreas degradadas e disseminar aos produtores do estado as vantagens de se manter as florestas em pé.

Com destinação de R$ 1 milhão ao projeto, a Eletrobras apoia cem famílias que trabalham no viveiro, remuneradas nessa fase pelos recursos das empresas parceiras. Em um segundo momento, elas serão recompensadas pelas vendas das mudas.

O projeto do Governo do Estado do Maranhão estimula a produção dos créditos de carbono gerados com o plantio de árvores, considerado um ativo ambiental, como uma forma de compensar as emissões de gases de efeito estufa e incentivar a preservação e o manejo sustentável dos recursos florestais.

Já teve início a primeira etapa do Floresta Viva, com a criação do maior viveiro público do Brasil, localizado na região da Baixada Maranhense, no município de São Bento. Nesta fase do projeto, foi escolhido para cultivo o fruto do açaí, com capacidade de produção anual de 1 milhão de mudas. Hoje, o estado do Maranhão é o terceiro maior produtor do fruto no Brasil.

Sustentabilidade

Promovendo a sustentabilidade com todos os seus parceiros, a Eletrobras contribui com o projeto por meio do estímulo ao cultivo de espécies nativas e oferecimento de oportunidade para aumentar a renda das famílias no meio rural. “Projetos como este não só ajudam a combater as mudanças climáticas, mas também incentivam a conscientização ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis nas comunidades locais”, diz Jader Fernandes, diretor de Licenciamento Ambiental e Condicionantes da Eletrobras.

“É uma grande satisfação para a Eletrobras Eletronorte fazer parte do Projeto Floresta Viva. Essa iniciativa contribui para a sustentabilidade por meio de práticas que preservam a biodiversidade e geram novas oportunidades de renda para as comunidades locais”, afirma Antonio Pardauil, diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte.