Flávio Dino recebe novo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pestana

O governador Flávio Dino recebeu Dom Gilberto Pestana, novo arcebispo de São Luís, em encontro nesta sexta-feira (6), no Palácio dos Leões. Na ocasião, foram tratados temas referentes à igreja, ações religiosas e os novos rumos da igreja católica da capital, nesta gestão do arcebispo. No encontro, o governador desejou êxito ao arcebispo neste desafio de comandar a Igreja Católica de São Luís.

O governador Flávio Dino pontuou a valorização da presença de todas as religiões no estado. “Elas nos ajudam no trabalho social e na sua missão específica, própria, do trabalho religioso, organizada muito fortemente em nosso estado, especialmente nesse momento de troca do arcebispo de São Luís. Por isso, essa homenagem para registrar o nosso agradecimento ao cidadão e líder religioso e, ao mesmo tempo, saudamos a presença do Dom Gilberto. Tenho certeza que a marca do diálogo entre a igreja e a política pública irá continuar. É isso que nós buscamos”, reforçou Flávio Dino.

“É um sentimento de profunda alegria que vivemos esse momento e a alegria é um anúncio da boa notícia do evangelho. E ao mesmo tempo, de comprometimento, afinal, assumir a responsabilidade de cuidar e zelar de todo o pastoreiro de Deus. Então, estes dois sentimentos são vivenciados com toda intensidade”, frisou o arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pestana. 

O arcebispo pontuou ainda seu retorno à capital maranhense. “Estar de volta é matar a saudade, tanto da ovelha quanto do pastor. Estou muito feliz, porque tem um grande número de diocesanos de Imperatriz que vieram me acolher. Na verdade, nós nunca perdemos esse contato, pois as redes sociais nos ajudam nisso, mas é muito gratificante vê-los aqui, pois passei 11 anos em Imperatriz, então é o sentimento de voltar a conviver com o rebanho que já tomei conta”, disse Dom Gilberto Pestana.

Paraense de Boim, Dom Gilberto nasceu em 29 de julho de 1956. Estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (Ipar), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém (PA). Dom Gilberto Pestana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma. Nos anos 2000, foi nomeado bispo em Imperatriz.