Flávio Dino entrega novo prédio da UEMASUL e assina ordens de serviço para obras em Imperatriz e cidades vizinhas
Na tarde desta quinta-feira (1º), o governador Flávio Dino esteve na cidade de Imperatriz, onde cumpriu uma extensa agenda de trabalho, que incluiu a entrega do novo prédio da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), visita a investimentos do Governo do Maranhão na cidade e a assinatura de ordens de serviço para a execução de obras em Imperatriz e outros cinco municípios vizinhos.
Em continuidade ao processo de expansão da UEMASUL, o Governo do Maranhão concluiu, na semana passada, a aquisição do prédio de uma antiga faculdade particular de Imperatriz. Com uma área de 8.415m², o novo prédio conta com 58 salas de aula, espaços para laboratórios, auditório para 300 lugares, ginásio, área administrativa e estacionamentos interno e externo.
Funcionarão no local os cursos dos Centros de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL) e de Ciências da Saúde (CCS) da UEMASUL.
Na avaliação do governador, além de oportunizar melhores condições de aprendizagem, o novo prédio vai possibilitar a implantação de novos cursos e ampliação de vagas. “É muito importante compreender que, além de melhores condições infraestruturais e de aprendizagem, esta estrutura significa a possibilidade de abertura de mais cursos, de mais vagas. Significa, portanto, mais oportunidades para a juventude, para a população em geral de Imperatriz e da Região Tocantina”, sublinhou o governador, durante a cerimônia de entrega do novo prédio.
Academia Imperatrizense de Letras
Após a entrega, o governador foi conhecer de perto as instalações da Academia Imperatrizense de Letras (AIL). O espaço foi completamente restaurado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), ganhando ampla e moderna recuperação predial, novo mobiliário, novos equipamentos e nova pintura.
Em reverência ao advogado, político e escritor Sálvio Dino, pai do governador, e um dos 13 literatos que integraram a plêiade que fundou a casa literária, com a reforma, a AIL passou a se chamar ‘Paço da Cultura Sálvio Dino’.
A homenagem a um de seus primeiros membros fundadores foi instituída por decreto municipal, atendendo pedido da própria associação literária, saudosa ao escritor Sálvio Dino, que faleceu em agosto de 2020, vítima da Covid-19.
“O governador, sensível como é com a cultura, se solidarizou conosco e mandou, através da Secretaria de Cultura, fazer essa restauração. A obra foi bem feita, a Casa está bonita, está mais funcional e estamos muito felizes com isso. Tão felizes quanto nós está a sociedade de Imperatriz”, pontuou o presidente da AIL, o poeta Raimundo Trajano Neto.
Centro de Artesanato
Ainda em Imperatriz, o governador visitou o Centro de Artesanato de Imperatriz, equipamento cultural recentemente restaurado pelo Governo do Estado. O Centro de Artesanato de imperatriz teve o telhado substituído por telhas termoacústicas, recebeu climatização, iluminação, novas esquadrias, pintura geral, instalação de rampas de acessibilidade e aparelhos de ar-condicionado.
Para a presidente da Associação dos Artesãos de Imperatriz e presidente do Centro de Artesanato da cidade, Simone Fonseca, hoje Imperatriz conta com um dos mais modernos centros de artesanato do país.
“Hoje imperatriz tem, em nível de estado e até em nível nacional, um dos melhores centros de artesanato em termos de infraestrutura e também de arte. Hoje o Centro de Artesanato não pertence apenas a imperatriz, mas a todo o Sul do Maranhão”, destacou Simone Fonseca.
Novos investimentos para a região
Na Praça da Cultura, Flávio Dino encerrou sua agenda no município assinando ordens de serviço para a realização de obras que serão executadas pela Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), beneficiando, além de Imperatriz, os municípios de Açailândia, Davinópolis, Edison Lobão, João Lisboa e Vila Nova dos Martírios.
Participaram da agenda do governador em Imperatriz, o vice-governador Carlos Brandão; o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, entre outras autoridades.