O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasModaÚltimas Noticias

FIRST Fashion Week promove inclusão e sustentabilidade na moda

Idealizado pela equipe da Escola SESI São Luís, Falcons de FIRST Tech Challenge (FTC), a segunda edição do FIRST Fashion Week aconteceu no último fim de semana, na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi, reunindo alunos, professores, gestores, familiares e apreciadores da moda. Inspirado no desafio “INTO THE DEEP” da temporada 2024/2025 da FIRST Tech Challenge (FTC), o evento abordou o conceito de moda sustentável, promovendo inclusão social e geração de renda para empresas e entidades parceiras.

A temática deste ano, baseada no fundo dos oceanos, foi explorada por marcas maranhenses como Água Viva e Omaráh, que abriram o desfile com suas coleções de moda praia. Em seguida, a Feira MA Preta apresentou suas roupas de verão.

De acordo com Anna Beatriz Lemos, responsável pelo projeto social da equipe, o objetivo é dar visibilidade a mulheres em situação de vulnerabilidade, inserindo-as no universo da moda. “O FIRST Fashion Week é um projeto exclusivo da Falcons. Ele promove um desfile de moda sustentável, destacando mulheres que têm pouca visibilidade na sociedade. Queremos conscientizar a sociedade que a moda pode mudar vidas e isso depende de cada um fazer a sua parte e ajudar o próximo”, explicou.

O Serviço de Aprendizagem Industrial no Maranhão (SENAI-MA), também marcou presença no evento. Alunas dos cursos de Corte e Costura, Design Sustentável e Costura Sob Medida desfilaram peças confeccionadas com materiais recicláveis, trazendo estampas e pinturas inspiradas no oceano.

A instrutora Iara Souza, do SENAI-MA, destacou o impacto da iniciativa para os alunos. “Participamos pelo segundo ano desse evento incrível de integração entre robótica e moda. Nossos alunos e as competidoras da Olimpíada do Conhecimento produziram 14 looks, resultado do esforço coletivo dos cursos de modelagem e costura”, afirmou.

O evento também contou com o apoio do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções do Maranhão (Sindvest). A presidente da entidade, Ana Rute Mendonça, elogiou a responsabilidade social da juventude envolvida no projeto. “É uma alegria ver os jovens usando a moda para dar voz às mulheres. Estão de parabéns pela iniciativa, e estamos aqui para apoiá-los”, declarou.

A inclusão da cultura maranhense foi um dos pontos altos do desfile. As Rendeiras, Crocheteiras e Laceiras da Raposa apresentaram seus trabalhos, unindo tradição e inovação no universo da moda sustentável.

“Estamos muito felizes em participar novamente desse evento tão bacana, que valoriza nosso trabalho e nos dá espaço para mostrar nossas peças”, celebrou Arady Amorim, integrante da Associação Cantinho dos Artesanatos da Raposa.

Outro destaque foi a participação das “Jovelhas”, da Associação Mãos que Brilham, que desfilaram roupas feitas a partir de garrafas PET, plásticos e latas de alumínio. “Trabalhamos há anos com artesanato sustentável, e foi uma honra ser convidada para esse projeto. É gratificante ver o interesse dos jovens pelo nosso trabalho”, ressaltou uma das integrantes”, falou Amélia Pires da Silva, presidente da Associação.

O superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, enfatizou o impacto positivo do FIRST Fashion Week. “Este evento já se consolidou. Ele não apenas gera renda e promove a inclusão de mulheres, mas também fortalece a cultura local, unindo grandes marcas e produtores. Moda não é apenas beleza e luxo, mas uma ferramenta para transformar vidas”, afirmou.

FIRST Tech Challenge e o Festival SESI de Educação 2025

Além do desfile, o evento reforçou a importância da robótica educacional. A Falcons, junto com a equipe Everest, participará da FIRST Tech Challenge (FTC), onde os estudantes constroem e programam robôs de médio porte em Java.

A competição será um dos destaques do Festival SESI de Educação 2025, que acontecerá de 12 a 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). O evento reunirá competições como FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools, promovendo tecnologia, inovação e aprendizado prático.