Fio dental: o que você precisa saber para usar de forma correta e  garantir uma limpeza eficaz

Desde pequenos aprendemos que a escova de dentes é essencial quando se trata de higiene bucal. Além de deixar uma sensação refrescante na boca, ela também é uma forte aliada na batalha contra o tártaro e as cáries, causadores da gengivite e do mau hálito. Mas apesar de todos os benefícios que a escova proporciona pra nossa boca, ela não pode fazer todo o trabalho sozinha. 

Outro aliado indispensável nessa tarefa é o fio dental. Segundo explica o diretor clínico e dentista da Oral Unic em São Luís, Dr. Otávio Matos, o fio dental realiza uma limpeza nos espaços interdentais onde a escova de dentes não alcançam, além de proporcionar uma limpeza subgengival promovendo uma diminuição do mau hálito. “O uso do fio dental é essencial para evitar a gengivite e outras doenças periodontais. Os restos de comida que se acumulam na gengiva, abaixo da parte visível do dente, viram alimento para bactérias que acabam causando inflamações que comprometem a saúde bucal. Assim, ele ajuda prevenir doenças como gengivite, perda óssea interdental, periodontite, cáries e manchas nos dentes”, explica. 

Embora pareça fácil, é preciso ficar atento ao uso correto do fio dental. “Usado antes ou após a escovação, já que sua função é remover a sujeira que a escova não alcança, o fio dental é de fácil manejo. O ideal é usar um pedaço generoso do fio, aproximadamente 40 centímetros, ao redor de cada dedo médio, deixando, mais ou menos, uns dez centímetros entre os dedos. Ao passar o fio entre os dentes, passe suavemente entre cada um dos dentes. Na hora de passar o fio pela linha da gengiva, faça com cuidado para não ferir o tecido. Faça movimentos para frente e para trás para retirar o fio. E use sempre um pedaço novo de fio dental para cada dente”, ensina o Dr. Otávio Matos.

Uma dúvida muito comum entre os pais é se as crianças podem usar o fio dental e a resposta é sim. “Elas não só podem como devem. Ensinar bons hábitos de saúde bucal para as crianças é muito importante para que desenvolvam hábitos saudáveis de higiene bucal, que irão levar para a vida adulta. Além disso, a cárie é uma doença que pode acontecer durante a infância, tanto em bebês, quanto em crianças, principalmente as que consomem mais doces”, pontua. 

Dessa forma, o fio oferece prevenção contra a cárie, tornando assim uma grande arma para a manutenção da saúde bucal dos pequenos, mas vale lembrar que os pais precisam está auxiliando e monitorando o seu uso.