Filme produzido por jovens de Pindaré-Mirim será exibido neste sábado (28)

A Mostra de Cinema é realizada pelo projeto Cultura na Praça, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. A exibição do curta-metragem acontecerá dia 28, sábado, na praça em frente ao Engenho Central, em Pindaré-Mirim, com acesso gratuito 

Uma jovem, uma cidade e um rio. O que ela pode aprender com a natureza e o passado? Esta é a pergunta proposta pelo filme “Recado do Passado”, produzido por um grupo de adolescentes e jovens de Pindaré-Mirim, integrantes da oficina de cinema do Cultura na Praça, projeto que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O curta-metragem vai ser exibido para a comunidade, gratuitamente, durante a Mostra de Cinema, no sábado (dia 28), às 18h, na praça em frente ao Engenho Central (Rua São Pedro). A noite ainda será animada com a apresentação do Bloco Tradicional Rei do Samba da Nova Brasília.

A mostra exibirá outros três filmes, entre eles, “Filhos da Comunidade”, realizado por jovens de Olho d’Água em 2020, na segunda edição do projeto. Eles tomam a palavra e a câmera para fazer um filme de família, compartilhando seu dia a dia e seus sonhos.

A oficina de cinema realizada em Pindaré-Mirim neste mês de janeiro teve a participação dos alunos Claudyneia Leitte, Estefane Everton, Fernanda Bogea, Karen Mourão, Mary Cabral, Roni Nunes, Tata Amorim e Tonny Biel. No elenco, Claudyneia Leitte e Rinaldo Medeiros.

“Eu achei fantástico poder participar desse projeto, que propõe um espaço interativo, onde todo mundo pode colocar suas ideias, se expressar e colaborar de alguma forma. O que mais me deixou empolgada foi o fato de nós mesmos podermos gravar, atuar. Nos trouxe uma visão totalmente diferente do cinema, não apenas de quem está assistindo, mas com entendimento de tudo que se passa por trás de um filme. Eu nunca tinha tido contato com uma câmera assim. Por tudo isso, achei bastante enriquecedor. Fiquei bem emocionada quando acabou, porque foi uma experiência tão gostosa”, comenta a aluna Tatá Amorim.

O cineasta Cris Azzi, que coordena o projeto e ministra as oficinas, destacou a importância de levar experiências com o cinema para comunidades do interior do Maranhão. “Tivemos uma troca muito rica e intensa em Pindaré-Mirim.
É emocionante acompanhar os alunos expressando suas linguagens e subjetividades através de sons e imagens em movimento. O último dia é sempre muito especial, porque é lindo ver o brilho nos olhos de cada um, e a gente percebe que esse brilho carrega um orgulho de ter feito parte de um grupo que fez um filme”, reforçou.

O Cultura na Praça é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem apoio da Prefeitura de Pindaré-Mirim e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

O quê? Mostra de Cinema Cultura na Praça, com a apresentação do Bloco Tradicional Rei do Samba da Nova Brasília

Quando? 28 de janeiro, sábado, às 18h

Onde? Praça em frente ao Engenho Central (Rua São Pedro).

Quanto? Gratuito