FIEMA sedia edição do TransformAgora em São Luís
SÃO LUÍS- Na manhã desta terça-feira (15), a Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), foi palco da edição de São Luís do TransformAgora, circuito de eventos promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (SEBRAE-MA) com o objetivo de conectar gestores públicos, empreendedores e instituições. A iniciativa busca fortalecer a gestão municipal e impulsionar o ambiente de negócios nos municípios maranhenses.
O evento, realizado no auditório Alberto Abdalla, reuniu autoridades, prefeitos, representantes da iniciativa privada e instituições públicas para uma programação voltada à troca de experiências, boas práticas e construção de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelos municípios.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou a importância da parceria entre instituições para fomentar o desenvolvimento regional. “Este programa vem fazendo a diferença, criando condições mais favoráveis para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. É com muita alegria que recebemos nossos parceiros, porque nós entendemos que, só através de parceria, a gente tem condições de avançar. Parabenizo o SEBRAE neste trabalho que vem desenvolvendo com os seus parceiros, no sentido de orientar e discutir a formulação de políticas públicas que possam contribuir para o desenvolvimento do comércio, da indústria dos municípios e do Estado”, declarou.
O TransformAgora tem como foco apresentar boas práticas de gestão pública, funcionando como uma plataforma de inspiração para prefeitos e suas equipes. Além disso, visa estimular a geração de renda, o desenvolvimento socioeconômico, e incentivar ações de desenvolvimento territorial nos municípios participantes.
O diretor-superintendente do SEBRAE-MA, Albertino Leal, destacou a relevância da realização da edição em São Luís, especialmente na sede da FIEMA. “Estamos em mais uma edição do TransformAgora. Muito felizes porque estamos na Casa da Indústria. Essa edição é mais uma em que nós trazemos experiências exitosas nos municípios maranhenses, para que os prefeitos que estão assumindo ou renovando suas gestões percebam que têm a possibilidade de fazer diferente, de melhorar o ambiente de negócios de seus municípios, de fazer parcerias. Nós trabalhamos a qualificação dessas pequenas empresas, e elas precisam ter sustentabilidade, fornecerem para empresas maiores, para os municípios, para o Estado. Aqui é o momento de fazer essa interação, conhecer como pode ser feito isso”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou medidas para desburocratizar o processo de abertura e operação de empresas na capital maranhense. Ele também assinou o contrato de adesão ao programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE.
“São Luís se transforma a cada dia. Se transforma na mobilidade humana, na educação, na saúde, em seus mais diversos aspectos. Nossa cidade consegue isso graças à parceria. E um dos grandes parceiros que a cidade de São Luís tem é o SEBRAE. Desburocratizar as ações daqueles que querem empreender na cidade é fundamental. Por isso, quero anunciar que nos próximos dias lançaremos uma série de medidas para facilitar a vida daqueles que querem empreender em São Luís”, afirmou Braide.
Além de São Luís, os prefeitos de Peri Mirim, Mirinzal e Barreirinhas também assinaram a adesão ao Cidade Empreendedora, programa executado pela Unidade de Ambiente de Negócios (UAN) do SEBRAE-MA. A iniciativa busca promover o desenvolvimento econômico local com base no empreendedorismo, incentivando os municípios a investirem em soluções que gerem empregos e melhorem a eficiência da gestão pública.
Estiveram presentes também diretores da Federação, presidentes de sindicatos industriais, além de representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público, Governo do Estado e diversas entidades públicas e privadas.