O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

FIEMA recebe comitiva da Vale para apresentar resultados sobre compras locais

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) recebeu, na terça-feira (4), representantes da mineradora Vale para a apresentação dos resultados de contratações de serviços e compras de insumos realizados junto a fornecedores locais em 2024. A reunião, realizada na sede da FIEMA, também teve como objetivo fortalecer a parceria entre as instituições e discutir ações estratégicas para ampliar a participação da indústria maranhense na cadeia de suprimentos da Vale.

O superintendente da FIEMA, César Miranda, e o coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, receberam a comitiva da mineradora, composta por Elberti Lopes, diretor de Suprimentos da Vale, André Ramos, gerente de Suprimentos, Giselly Pinto, gerente de Relações Institucionais, e Shirlene Oliveira, analista de Suprimentos no estado. O técnico da FIEMA, Carlos Eduardo Campos, também participou do encontro.

Durante a reunião, a Vale apresentou um balanço dos serviços contratados e compras realizadas no Maranhão, em 2024. Elberti Lopes destacou a importância da FIEMA na conexão entre a Vale e os fornecedores locais. “Nosso objetivo hoje foi trazer para a FIEMA os principais dados do desenvolvimento de conteúdo local no Maranhão. Tivemos um ano promissor, avançando em categorias importantes e atraindo novos fornecedores. No entanto, ainda há desafios na capacitação, no desenvolvimento e na negociação para tornar o mercado local mais competitivo. A FIEMA é uma parceira essencial nesse processo, pois nos permite identificar, dialogar e qualificar os fornecedores para atender às nossas demandas”, afirmou o diretor de Suprimentos da Vale.

O superintendente da FIEMA, César Miranda, reforçou o compromisso da Federação em ampliar as oportunidades para as indústrias locais. “A FIEMA trabalha ativamente para fortalecer o setor produtivo maranhense e pelo desenvolvimento de fornecedores que possam atender às exigências de grandes empresas como a Vale. O crescimento da participação da indústria local nas compras da mineradora demonstra o potencial do estado e a importância de iniciativas conjuntas para expandir essa atuação para além da capital, alcançando outros municípios maranhenses”, destacou Miranda.

Ao final do encontro, FIEMA e Vale definiram um plano de trabalho para 2025, com ações voltadas à capacitação e qualificação de fornecedores, ampliação da base de cadastrados e incentivo à diversificação de segmentos atendidos, visando aumentar a participação de empresas maranhenses na cadeia de suprimentos da Vale nos próximos anos.