Giro de Noticias

 FIEMA realiza debate sobre os benefícios da recuperação judicial no “Encontro com Empresários”  

O que está acontecendo com as empresas em 2023? O ano não está sendo fácil para os empresários. No cenário nacional, são muitas as dificuldades financeiras e muitos os casos de acúmulo de dívidas e até de declaração de falência. Para tratar dos benefícios da recuperação judicial, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) realiza a primeira edição do “Encontro com Empresários”, nesta quarta-feira (31), no Salão Nobre da FIEMA, às 8h. O debate, que marca o encerramento da programação alusiva ao Mês da Indústria no estado, terá como tema “Benefícios da Recuperação Judicial: como proteger os seus negócios no Maranhão”. 

Com o objetivo de colocar em pauta os problemas enfrentados pelos empresários maranhenses, o “Encontro com Empresários”, realizado em parceria com a Comissão de Recuperação de Empresas e Falências da OAB-MA, é uma das importantes atividades realizadas pela FIEMA ao longo do ano. A inscrição é gratuita e pode ser feita no site da FIEMA (www.fiema.org.br). 

Na primeira edição deste ano, o encontro será mediado pelo advogado e presidente da Comissão da OAB-MA, Daniel Torres, e terá a participação dos painelistas Daniel Carneiro (Juiz da 3ª Vara Empresarial de Recuperação de Empresas e Falências do Estado), Roberto Lincoln (Advogado, Presidente do Instituto de Pesquisas em Direito dos Negócios) e Daniel Sampaio (CFA – Chartered Financial Analyst – credencial mais completa e reconhecida no mundo das finanças e dos investimentos).  

“Nos últimos tempos, a recuperação judicial tem ganhado as manchetes dos jornais do país. A RJ, como é chamada, nada mais é que um instrumento que a lei coloca à disposição do empresário, em um momento de crise, para ajudá-lo a superar esse cenário. No evento desta quarta-feira (31), vamos abordar os principais aspectos da RJ e compartilhar as inovações sobre o tema, a fim de mostrar como ele pode ser útil para o empresário maranhense”, destaca o advogado e presidente da Comissão da OAB-MA, Daniel Torres.  

“A FIEMA dá ênfase na articulação empresarial centrada em ações conjuntas de interesse para o desenvolvimento industrial. O objetivo desse encontro é intensificar o alinhamento, a interação e a mobilização de temas de interesse comum, como é esse da recuperação judicial”, enfatiza o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves. 

UM ANO DIFÍCIL – A falência de grandes empresas como a Americanas e a Marisa foi um alerta para muitos empresários em 2023. Um dos principais dilemas enfrentados foi a desaceleração na economia no ano passado. O PIB de 2022 foi de 2,9%, menor que os 5% de 2021, conforme dados do IBGE divulgados em março. O cenário não é animador, conforme os especialistas. A expectativa do mercado é que o PIB de 2023 fique em torno de 1%. Segundo o Boletim Focus do Banco Central de fevereiro, a previsão crescimento de apenas 0,8% no ano. Por conta disso, os pedidos de falência e de recuperação judicial explodiram já no início do ano.  

O Encontro com Empresários é uma ocasião oportuna para tratar das questões difíceis do mundo empresarial. “Quanto maior for a interação entre os membros da classe empresarial maior a possibilidade desse atravessar juntos as dificuldades que podem surgir para o empresariado”, reforça Baldez.