O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

FIEMA participa de lançamento da pedra fundamental da indústria Inpasa em Balsas

– O vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo, representou o presidente da Federação, Edilson Baldez, juntamente com o vice-presidente executivo da FIEMA, Fábio Nahuz e a diretora da FIEMA, Cintia Ticianeli, no lançamento da pedra fundamental da indústria do Grupo Inpasa, em Balsas, nesta terça-feira (10/10). O Grupo Inpasa é um importante fabricante de etanol à base de milho e a nova fábrica chega à região Sul do Maranhão para contribuir com o desenvolvimento industrial da região. Participaram desse momento histórico o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; o prefeito de Balsas, Erick Silva; a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; a senadora Eliziane Gama; autoridades municipais, federais e estaduais. 

“A chegada do Grupo Inpasa ao Maranhão é um marco significativo no desenvolvimento econômico e industrial. Esta nova indústria representa mais do que um simples investimento em infraestrutura e produção. Ela é um testemunho de confiança em nosso potencial econômico e na competência da força da nossa mão de obra. Acreditamos firmemente que a presença desse Grupo contribuirá de maneira substancial para o crescimento de nossa economia, gerando empregos e fortalecendo o setor industrial local”, disse Azevedo. 

A construção da fábrica está programada para iniciar ainda este mês, com o início das operações previsto para o segundo semestre de 2024. A planta industrial será capaz de processar até um milhão de toneladas de cereais anualmente, resultando na produção de 460 mil metros cúbicos de etanol. Além do milho, a empresa também está avaliando a possibilidade de processar etanol a partir de outras culturas ricas em amido. O prefeito de Balsas, Erick Silva, ressaltou que a “chegada dessa nova planta industrial coroa Balsas com desenvolvimento industrial e econômico no qual estamos vivendo”. 

EMPREGO E RENDA – A chegada desta nova unidade industrial em Balsas representa um passo significativo no avanço e na diversificação da base industrial. Além de fortalecer o setor de biocombustíveis, o empreendimento contribuirá significativamente para a criação de empregos. Serão 2,5 mil novos postos de trabalho somente durante a fase de construção e mais 1,5 mil após a conclusão da fábrica. 

Esse cenário destaca ainda mais a importância de contar com mão de obra qualificada, a fim de aproveitar plenamente as oportunidades. Nesse contexto, a estrutura do SENAI e SESI estão à disposição da indústria a fim de atender às demandas da classe industrial da região, garantindo assim um ambiente propício para a formação de profissionais altamente capacitados. 

“Estamos comprometidos em continuar apoiando iniciativas que impulsionem o desenvolvimento sustentável do nosso estado e tragam benefícios tanto para a nossa comunidade industrial quanto para a população em geral”, finaliza Azevedo. 

Também integraram a comitiva do Sistema FIEMA o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda; o superintendente regional do SESI, Diogo Lima; e o gerente do SENAI Balsas, Kleber Ferreira.