Festival Guarnicê de Cinema realiza masterclass com cineasta Aly Muritiba

No penúltimo dia do 42º Festival Guarnicê de Cinema – que se encerra nesta sexta-feira (21) com solenidade no Teatro Artur Azevedo – o público teve a oportunidade de participar de uma masterclass de direção com Aly Muritiba, um dos homenageados desta edição do evento. O encontro foi realizado no Cine Praia Grande, localizado no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

O Festival Guarnicê é realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo, com apoio o Governo do Maranhão, da Equatorial/ Cemar e do Banco do Nordeste.

Aly Muritiba é um cineasta brasileiro e sua filmografia envolve nomes como “Pátio”, “A Fábrica”, “Tarântula” e “Para A Minha Amada Morta”. Antes de começar a masterclass, foi exibido um de seus trabalhos, o filme “Ferrugem”, que recebeu três indicações ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro 2019: Melhor direção, Melhor ator coadjuvante e Melhor roteiro original.

Sobre as indicações, Muritiba reconhece que é muito bom ter o seu trabalho reconhecido pela academia brasileira de cinema. “É a primeira vez que eu sou indicado como diretor e roteirista. Eu estou ao lado de vários filmes muito bacanas e de diretores e diretoras que eu admiro. Estou muito feliz”, ressalta.

Em relação ao festival, o cineasta acentua que está muito contente de ter podido participar da 42ª edição . “É muito bacana vir ao Guarnicê depois de ter filmes meus exibidos aqui e sem podido vir nas vezes anteriores. Poder colaborar com o festival fazendo parte de júri, dando masterclass e organizando algumas oficinas tem sido muito legal”, pontuou

 

A Masterclass contou com uma expressiva participação do público, que teve a oportunidade de fazer perguntas e comentários sobre o filme “Ferrugem” e sobre a carreira no audiovisual. Muritiba enfatiza que está muito contente em pode colaborar com o cinema maranhense. “Foi muito legal ver o pessoal daqui interessado, cheio de curiosidades e perguntas. Sinto que de alguma maneira estou colaborando, mesmo que um pouquinho, com a produção local e isso me deixa muito feliz”, destaca o diretor.

Aly Muritiba é um dos homenageados da 42ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. A homenagem ocorrerá na cerimônia de encerramento do evento, que será realizada na sexta-feira (21), no Teatro Arthur Azevedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.