Festa de São Pedro: fiéis celebram a fé e a devoção em procissão terrestre
Após dois anos sem a celebração, a Festa de São Pedro, em São Luís, voltou a ocorrer com o apoio do Governo do Maranhão, nesta quarta-feira (29). O festejo aconteceu integralmente, tal como antes da pandemia, a exemplo da procissão terrestre.
A procissão terrestre, em homenagem ao padroeiro dos pescadores, só ocorre após o retorno das embarcações, da procissão marítima, com os devotos, fiéis e a imagem de São Pedro à Rampa Campos Melo, na Praia Grande.
O percurso da celebração incluiu a saída da Capela de São Pedro, passando pela Rua São Pantaleão, Rua do Passeio, Praça da Saudade, Avenida Ribamar Pinheiro, Avenida Rui Barbosa, Rua Múcio Teixeira, de volta ao Largo de São Pedro, onde acontece a Missa Campal.
“Eu acompanho há mais de 20 anos. Participar é uma questão de fé e de uma cura que Deus e São Pedro me fizeram e eu não esqueço nunca. Não teve médico, nem remédio de farmácia ou caseiro que me curasse. O que me curou foi Deus e o meu pedido a São Pedro”, informou a aposentada Maria das Graças Teixeira.
A dona de casa, Ana Maria Rocha, afirmou ter sentido muita falta da procissão durante os dois anos de pandemia, mas frisa que agora é possível renovar a fé em meio a celebração.
“Em primeiro lugar, agradeço a Deus por estar aqui. Vim para fazer um pedido a São Pedro. É muito bom a gente ter fé para adquirir o que nós precisamos. Eu sempre acompanhei as procissões e a terrestre eu não perco”, frisou a dona de casa.