Férias e a importância de dedicar tempo a consultas médicas e exames preventivos

As férias, sejam escolares ou laborais, para muitos é sinônimo apenas de diversão, viagens e descanso. Mas deveriam ser também sinônimo de tempo para investir mais em saúde preventiva e qualidade de vida. Um tempo a ser dedicado às consultas médicas anuais básicas, em especialidades como ginecologia ou urologia; pediatria ou clínica geral; oftalmologia e cardiologia por exemplo. Mesmo que a pessoa não sinta nada, esses check ups anuais são importantes e muitas vezes ajudam a detectar doenças importantes que se instalam sem sintomas aparentes, e só conseguem ser diagnosticadas mediante consultas e exames médicos.

Após a consulta médica, geralmente iniciada na especialidade da clínica geral, o paciente normalmente é submetido a uma série de exames laboratoriais e/ou de imagens que ajudam a identificar possíveis males e avaliar as condições físicas. Os exames laboratoriais têm objetivo de acompanhar ou identificar problemas como diabetes, alterações nos níveis de colesterol, anemia ou alguma disfunção hormonal (caso do hipotireoidismo) que podem impactar na saúde de modo geral.

Esses são os exames mais comuns que devem ser realizados em um check up médico: Colesterol e triglicerídeos – após os 40, o exame de sangue deve ser anual, pois é essencial na prevenção contra o infarto. Perfil lipídico: Previne contra a aterosclerose. Glicemia: é possível diagnosticar portadores de diabetes melito, analisando a taxa açúcar no sangue. O diagnóstico precoce é vital para o tratamento, uma vez que essa é uma doença perigosa e que se instala de forma silenciosa e inicialmente sem sintomas aparentes. Creatina e taxa da filtração glomerular: Exame que avalia a função renal. Dosagem do hormônio estimulante da tireoide (TSH): Identifica de forma precoce as alterações funcionais da glândula tireóide.

Também são importantes exames como o Eletrocardiograma: utilizado com o intuito de analisar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, tornando-se possível identificar arritmias cardíacas (alterações no ritmo do coração), distúrbios na condução elétrica ou alterações estruturais no coração.

Já o Ecodopplercardiograma é um exame também cardíaco, de imagem por ultrassom, que permite detectar alterações da musculatura, das cavidades, das válvulas e da função do coração.

Na parte ginecológica, o exame Papanicolau anual é essencial para prevenção do câncer no colo do útero das mulheres. A partir dos 18 anos, independente do histórico sexual da paciente, este exame deverá ser realizado de forma regular. Depois dos 30 anos, com maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas com o útero e os ovários, o médico ginecologista pode solicitar também a ultrassonografia transvaginal.

Para o público masculino, existe o exame de Dosagem do antígeno específico prostático (PSA), utilizado na investigação de doenças na próstata; complementando as informações do exame físico durante o toque retal da glândula prostática.

Em Imperatriz, os servidores estaduais contribuintes do FUNBEN / Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão contam com os serviços oferecidos pela Policlínica do Servidor Estadual. A unidade segue o novo modelo do Governo do Maranhão via SEGEP, que descentraliza os serviços médicos e de assistência de saúde de alta qualidade realizados na cidade de Imperatriz, eliminando a antiga necessidade de se deslocar até a capital maranhense para a realização de consultas e exames médicos, além de exames laboratoriais realizados pelo Lacmar, que possui um dos mais modernos parques tecnológicos de todo o país.

A sede da Policlínica do Servidor Estadual de Imperatriz está localizada no Imperatriz Medical Center, na Av. Bernardo Sayão, bairro Maranhão Novo. Lá podem ser feitos exames de imagem, oftalmologia, otorrino, cardiologia, gastroenterologia e ginecologia; consultas em diversas especialidades e exames de análises clínicas.