O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Férias a todo vapor: especialista dá dicas de segurança em casa 

A criançada finalmente está de férias: tempo de relaxar, brincar e criar memórias com a família. No entanto, para que a diversão não vire preocupação, é fundamental ficar de olho nos pequenos (e às vezes nos grandes) perigos que podem se esconder dentro de

 casa. E não se engane: acidentes domésticos são mais comuns do que a gente imagina. No entanto, com um pouco de atenção e as dicas certas, é possível aumentar as chances de que o período seja só alegria.  

As quedas estão no topo da lista de acidentes em casa, mas há diversos riscos pelos cômodos que podem gerar machucados. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 25 pessoas morrem no país todos os dias vítimas de acidentes domésticos. Outras causas comuns são engasgo, ingestão de conteúdo tóxico e choque elétrico. Levantamentos mais antigos do Ministério também ajudam a medir a dimensão do problema: em 2022, por exemplo, os acidentes domésticos foram a causa da morte de mais de oito mil crianças e adolescentes.  

“Camas, escadas e móveis se tornam algumas causas de quedas quando não há um adulto supervisionando. Um outro acidente muito comum é a queimadura por líquidos quentes e ferro de passar. Cortes e perfurações, principalmente por tesouras, facas, objetos pontiagudos, engasgo e aspiração de corpos estranhos também podem acontecer, além de afogamento em banheiras, piscinas e baldes”, enumera o pediatra da Hapvida, Elton Castro.  

A cozinha é o coração da casa, especialmente nas férias, quando se torna uma atividade divertida preparar lanches, por exemplo. Mas atenção: facas afiadas, fogão quente e produtos de limpeza podem ser vilões disfarçados. “Monitore o acesso de crianças à cozinha durante o preparo das refeições. Se necessário, use um portão de segurança. Mantenha cabos de panelas virados para dentro do fogão, priorize o uso das bocas traseiras sempre que possível, armazene objetos cortantes e utensílios afiados em locais elevados ou com trava de segurança e evite o uso de toalhas compridas na mesa que possam ser puxadas”, orienta Elton. 

Fios desencapados ou tomadas expostas também são um convite ao perigo. Então, cheque se tudo está em ordem e use protetores. Além disso, o banheiro também precisa de atenção: pode ser um local de relaxamento, mas o piso molhado pode gerar escorregões. Por isso, invista em tapetes antiderrapantes no chão do banheiro e dentro do box para evitar quedas. 

Engasgos também são riscos muito comuns no dia a dia nos pequenos. “Prevenir esse problema, especialmente em crianças menores de 4 anos, é fundamental, dado o risco de asfixia cerebral. Então, evite brinquedos com peças pequenas ou descartáveis. Verifique, ainda, a indicação da faixa etária e supervisione brincadeiras com bolinhas, tampas de caneta e pedaços pequenos de peças, por exemplo”, finaliza o especialista.