Fapema reforça ações de apoio à pesquisa em meio à pandemia do novo coronavírus

Projetos com iniciativas para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia do novo coronavírus foram selecionadas em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao  Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Os trabalhos vão receber apoio financeiro para serem desenvolvidos. O edital n°006/2020 integra as iniciativas do ‘Mais Ação’ e do programa ‘Mais Pesquisa’ e faz parte da série de medidas do Governo do Estado no apoio à pesquisa, em meio ao cenário de pandemia.

“A Fapema não parou durante a pandemia e continuamos com os trabalhos referentes aos editais”, enfatiza o presidente da Fapema, André Santos. O gestor destaca o lançamento de editais importantes e momento de trabalho intenso. “Nossos bolsistas, pesquisadores e cientistas continuaram com suas pesquisas e recebendo regularmente. Teremos publicações de artigos a serem divulgados ainda este mês e editais em andamento a serem lançados. Nesse momento de pandemia, no qual muitos segmentos foram prejudicados, a Fapema, com o reforço do Governo do Estado, presta todo o apoio e amparo aos pesquisadores”, disse Santos.

As propostas, no total de 19, sugerem formas de identificar, prevenir e tratar a doença, contribuindo assim para os diversos estudos que pretendem encontrar a cura para este vírus. Participaram do edital n°006/2020, professores-pesquisadores ligados à instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas e sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão. Os selecionados devem entregar documentação impressa até dia 9 de julho, na sede da Fapema, à Rua Perdizes, n-5, Jardim Renascença, das 10h às 16h. 

Apoio à pesquisa

Neste período de pandemia, a Fapema disponibilizou vários editais com diversos focos de pesquisa, incluindo temas voltados ao coronavírus. Entre os meses de abril e junho foram lançados editais na gestão de recursos hídricos; na segurança pública; direcionados a professores e profissionais da saúde; com foco à pesquisa no enfrentamento à pandemia e pós-pandemia da Covid-19; e com foco em produções intelectuais sobre o Centro Histórico. 

Além desse impulso, prevendo os prejuízos com a pandemia, a Fapema prorrogou por mais 90 dias os auxílios concedidos a bolsistas e pesquisadores. A medida teve como objetivo minimizar os problemas causados pela pandemia a este segmento. O resultado do edital pode ser consultado no site da fundação, pelo link: https://www.fapema.br/index.php/16825/. 

A Fapema é órgão do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.