FAPEMA lança coletânea de livros digitais com pesquisas realizadas no Maranhão

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), agência de fomento do Governo do Estado, lança, nesta sexta-feira (28), uma coletânea de quatro Ebooks – livros no formato digital – com trabalhos realizados por pesquisadores maranhenses com o apoio financeiro da instituição, que é ligada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O lançamento, que acontece por meio do canal do Youtube oficial da FAPEMA, será às 10h. Todos estão convidados a participar do evento acessando o canal. 

O diretor presidente da FAPEMA, André Santos, destaca que a iniciativa faz parte do plano de ação da Fundação e tem como objetivo divulgar à população os trabalhos realizados por pesquisadores maranhenses em diferentes áreas do conhecimento. “O lançamento dos Ebooks é uma forma de prestar contas e mostrar à sociedade de que forma está sendo investido os recursos da FAPEMA. Ao longo dos últimos anos, o governo Flávio Dino financiou um grande número de pesquisas em todas as regiões do estado e em diferentes áreas. Nessa coletânea que iremos disponibilizar a toda a sociedade, há pesquisas já concluídas e outras que prosseguem com outras etapas”, explicou.  

Por orientação do governador Flávio Dino, a FAPEMA tem aberto novas possibilidades de pesquisas seguindo na construção de um Maranhão cada vez melhor. Mesmo neste momento de pandemia, a Fundação segue com o financiamento de projetos e com o lançamento de editais importantes voltados para pesquisa sobre a Covid-19. 

As pesquisas apresentadas nos E-books foram realizadas no período de 2015 a 2018. O primeiro Ebook – “Mais Ciência e Inovação para Todos Nós” – está divido em quatro sessões, treze capítulos e 259 páginas. São pesquisas nas áreas de saúde, sustentabilidade, robótica, inovação e ciência de dados; matemática, química e física. 

O segundo Ebook, “Mais Inclusão com Ciência e Tecnologia”, tem 248 páginas com quatro sessões e 14 capítulos em que o leitor poderá conhecer trabalhos de pesquisas, tendo como foco estudos nas áreas de igualdade racial e igualdade de gênero, inclusão pela educação e pelo acesso à políticas públicas e economia solidária e inclusão produtiva. 

Tendo como tema “Energia, Vida e Criatividade: Novos Olhares para a Ciência do Maranhão”, o terceiro Ebook apresenta pesquisas nas área de energia, ciência e tecnologia; patrimônio cultural e imaterial; cooperação internacional para o desenvolvimento do Maranhão e juventude. São quatro sessões, 15 capítulos e 279 páginas.

Fechando a coletânea, o quarto livro “Maranhão de Multiplicidades: Científico, Consciente e Cultural”, apresenta, em suas 242 páginas, quatro sessões e 12 capítulos. São pesquisas que tratam sobre cidade e desigualdade, agricultura familiar e desenvolvimento; rios e mares; tecnologia, cadeia produtivas e desenvolvimento, e biodiversidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.