O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Geral

Faltam 9 dias para o maior torneio de robótica do Maranhão 

 O público em geral terá a oportunidade de conhecer de perto o poder transformador do ensino de robótica nas escolas. Serão dois dias intensos do Torneio SESI de Robótica FLL, que acontece 4 e 5 de fevereiro, no SESI Araçagi, com entrada gratuita. A competição reúne 49 equipes de escolas do Maranhão, Paraíba, Tocantins e Piauí.  

Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a disputa em duas modalidades do Torneio SESI de Robótica, a First Lego League Challenge (FLL) e a F1 in Schools, além de uma mostra da First Tech Challenge (FTC). O SESI é operador oficial dos torneios de robótica da FIRST no Brasil.  

Na temporada 2023, a FLL trabalha com a temática da energia. As equipes terão que provar diante de uma banca de juízes que os robôs que programaram são capazes de executar bem a sua missão, que é uma alternativa inovadora para geração, armazenamento, distribuição e/ou consumo de energia. O público vai se surpreender com a capacidade de os competidores, com idade entre 9 e 16 anos, criarem soluções para problemas tão complexos.  

Na modalidade F1 in Schools, competidores com idade entre 9 e 19 anos resolvem desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carro de Fórmula 1. Durante o Torneio, os protótipos desenvolvidos pelos alunos serão colocados à prova. Além disso, devem demonstrar que cuidaram de aspetos como marketing, patrocínio, plano de negócios, estratégias em mídias sociais e desenvolveram um projeto social. Já na FTC as equipes iniciantes realizarão uma mostra das etapas desta modalidade de competição e seus desafios. 

Serão 49 equipes em todas as modalidades, envolvendo cerca de 300 competidores das Escolas SESI Imperatriz, Bacabal e São Luís, além de estudantes da Paraíba, Tocantins e Piauí.  Participam também alunos de escolas públicas de São Luís, Paço do Lumiar, Bacabal, Imperatriz, Rosário, Matinha, Lagoa Grande, Santo Antônio dos Lopes e São José de Ribamar.  

Além de acompanhar a apresentação dos projetos nos stands, os desafios dos robôs e as disputas da F1 em uma pista de 25 metros, os visitantes poderão usufruir de conteúdo do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Sebrae.  

Profissionais do IEL, que prepara empresas e pessoas para um ambiente de alta competitividade, ministrarão oficinas sobre os temas inteligência emocional, criatividade e inovação, gestão do tempo e produtividade, soft skills, influência das redes sociais, gestão de carreira e desenvolvimento profissional. Já o Sebrae ministrará oficina Canvas Projeto de Vida com o objetivo de despertar o estudante para o planejamento do seu futuro. A entrada para o Torneio SESI de Robótica FLL é gratuita.