Falta de disposição pode ser sintoma de diferentes doenças; entenda
Cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, sono constante, lentidão, desânimo… Quem é que nunca sentiu falta de disposição e uma enorme vontade de ficar apenas deitado?
Apesar de esse ser um quadro extremamente comum, principalmente para quem tem uma agenda cheia de afazeres ou gastou o dia realizando alguma atividade cansativa, como passar horas em um parque de diversões, por exemplo, se essa for uma sensação constante e sem uma causa aparente, é hora de acender a luz vermelha.
Isso porque a falta de disposição constante pode ser o sintoma de alguma deficiência nutricional, um hábito ruim para a saúde ou alguma condição médica mais séria que precisa ser tratada corretamente.
O que pode estar por trás do cansaço excessivo?
- Anemia
A anemia é causada pela deficiência de hemoglobina e hemácias no sangue, que são as células responsáveis por levar oxigênio para os nossos órgãos. Por isso, um dos principais sintomas dessa doença é o cansaço. Ela pode ter diversas causas, desde o baixo consumo de ferro até doenças genéticas e autoimunes.
- Alterações na tireoide
As disfunções hormonais podem levar aos quadros de hipotireoidismo e hipertireoidismo, duas disfunções da tireoide. Esse órgão é quem regula a temperatura corporal e o gasto energético do organismo.
No primeiro caso, a tireoide produz menos hormônios que o necessário, nos levando a funcionar mais devagar e a sentir fadiga. Já o segundo é marcado pela produção hormonal além do suficiente, o que deixa o corpo sobrecarregado e, consequentemente, cansado.
- Depressão
A depressão é fruto de um desequilíbrio químico no cérebro que mexe tanto com as emoções, provocando ansiedade, tristeza persistente e apatia, como com o físico, gerando mudanças no apetite, dor muscular, insônia e também cansaço.
- Distúrbios do sono
Parece óbvio que não dormir bem leva à falta de disposição. Porém, muitas vezes, a falta de sono não é fruto de um hábito ruim, mas de uma condição clínica. Distúrbios como apneia do sono e síndrome das pernas inquietas impedem os pacientes de dormir bem, seja por problemas na respiração ou pela agitação do corpo, provocando um cansaço extremo.
- Problemas cardíacos
O coração é responsável por bombear o sangue, que levará oxigênio e nutrientes para todos os órgãos e tecidos funcionarem corretamente. Porém, quando este órgão não tem a força necessária para realizar esse trabalho, o organismo não recebe seus nutrientes na medida certa e fica cansado mesmo com tarefas simples. Isso pode ser causado por diversas doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, arritmia, entupimento das artérias, etc.
Como combater a falta de disposição?
- Antes de mais nada, é necessário ir ao médico para checar se a causa do cansaço constante é o sintoma de alguma condição de saúde como as listadas acima. De nada adianta combater a falta de disposição em si se a raiz do problema segue intacta.
- Uma boa alimentação ajuda a suprir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e te ajuda a se sentir mais disposto.
- Tudo no nosso corpo funciona por meio da água, desde as reações bioquímicas, que são microscópicas, até a digestão. Por isso, não deixe de se hidratar.
- Quando passamos muito tempo focados em apenas uma atividade, o cérebro pode ficar cansado. Se organize no trabalho e nos estudos para fazer pausas durante o dia e ajudar a mente a descansar. Aproveite para se alongar e ir encher sua garrafa de água.
Em alguns casos, é necessário fazer suplementação alimentar para suprir as necessidades nutricionais do corpo. Dessa forma, vale procurar por coenzima Q10 e preço não pesa no bolso. Mas lembre-se de só recorrer a essa opção sob orientação médica.