Falecimento de Luiz Phelipe Andrés repercute na Câmara de São Luís
O falecimento de Luiz Phelipe Andrés foi lembrado na sessão ordinária dessa segunda-feira, 6, da Câmara de São Luís. Além de 1 minuto de silêncio em homenagem ao engenheiro civil e em respeito aos familiares e amigos, também houve manifestação de parlamentares sobre a história construída pelo profissional, que faleceu de leucemia aos 72 anos na noite do último sábado (04).
O pedido de realização de 1 minuto de silêncio pelo óbito de Luiz Phelipe Andrés foi proposto pelo vereador Gutemberg Araújo (PSC), ao destacar atos do homenageado em favor da capital maranhense.
“Ele foi uma pessoa fantástica como cidadão e gestor. Foi o homem que coordenou todo o processo para que São Luís se tornasse Patrimônio da Humanidade e comandou toda essa reforma do Reviver da nossa Cidade. Ele também foi o homem que criou o Estaleiro que tem uma função primordial não só na construção de navios, mas também na formação de pessoas naquela arte. Queria pedir a permissão dos senhores para que pudéssemos fazer 1 minuto de silêncio”, solicitou Gutemberg Araújo.
O co-vereador do Coletivo Nós (PT), Jhonatan Soares, se solidarizou com familiares e amigos Luiz Phelipe Andrés, bem como para destacou as principais ações realizadas pelo engenheiro no estado do Maranhão.
“Ele foi um grande representante da Cultura e do Patrimônio no nosso Estado. Foi secretário de Cultura e durante as últimas décadas de vida dedicou-se ao cuidado e ao fortalecimento do patrimônio do Estaleiro Escola. Ele era o nosso atual diretor do Estaleiro Escola e foi defensor do projeto. Nos últimos anos, junto com o secretário Felipe Camarão, pautou várias vezes o cuidado e a preservação daquele espaço. Ainda bem que ele teve em vida a graça de poder ver todo aquele espaço revitalizado e reformado, atendendo à comunidade com instalação de Iema Unidade Plena e Vocacional dentro do espaço”, disse Jhonatan Soares.
Na oportunidade, o co-vereador informou que o Estaleiro Escola receberá o nome de Luiz Phelipe Andrés em homenagem ao trabalho que o engenheiro civil realizou em prol do espaço. “O governador Flávio Dino divulgou que, assim que for oportuno, divulgará decreto intitulando o Estaleiro Escola com o nome dele. O Estaleiro Escola Unidade Plena de São Luís receberá o nome dele em homenagem a toda história e dedicação que teve”, explicou Soares.