O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Falcons inicia participação no mundial de robótica em Houston

HOUSTON (EUA) – A equipe Falcons, da Escola SESI São Luís (Maranhão), iniciou oficialmente sua participação no World Festival, maior torneio internacional de robótica promovido pela FIRST, em Houston, no estado do Texas, Estados Unidos. O evento segue até o dia 19 de abril.

Na terça-feira (15), primeiro dia de atividades oficiais, a Falcons realizou o check-in, a montagem do pit – espaço de trabalho e exposição da equipe – e passou por todas as inspeções técnicas e de segurança exigidas pela organização. A equipe foi aprovada integralmente e está pronta para os rounds oficiais, que começam nesta quarta-feira (16), à tarde.

A área da Falcons tem chamado a atenção de visitantes de diversos países. O espaço apresenta os projetos técnicos da equipe, além de elementos culturais do Maranhão, destacando sua identidade regional. A equipe participa do torneio como representante do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), após conquistar o 1º lugar no Prêmio Inspiração, o mais importante da modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), durante o Festival SESI de Educação, realizado em março, em Brasília, e representa o Brasil, ao lado de outras 17 equipes brasileiras.

Além das rodadas na arena, a equipe participa de avaliações que incluem portfólio de engenharia, inovação tecnológica e ações de impacto social. Na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), na qual a Falcons disputa, os estudantes constroem robôs com até 19kg, utilizando kits padronizados, programação em Java, Blocks e CAD. O torneio reúne cerca de 15 mil estudantes de mais de 50 países e é transmitido ao vivo pelos canais da FIRST e do SESI no YouTube e Twitch.

“A participação da equipe Falcons no World Festival representa um marco importante para o SESI Maranhão. A equipe chega aos Estados Unidos após conquistar o prêmio máximo do Festival SESI de Educação, e agora assume o papel de representar não apenas o estado, mas também o Brasil. Essa experiência internacional complementa todo o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula e nos projetos de robótica, que buscam formar jovens preparados para os desafios da ciência, da tecnologia e da vida em sociedade,” afirmou o superintendente regional do SESI, Diogo Lima.

Os alunos maranhenses do SESI estão acompanhados, em Houston, pelo superintendente regional do SESI, Diogo Lima; pela gerente da Escola SESI São Luís, Cristina Cunha; pelos professores Diego Dantas e Luiz Eugênio Hoffman, técnicos da equipe; pelo operador de robótica do Regional Maranhão, Pedro Henrique Carvalho; pelo gerente do SESI Casarão da Indústria, Gabriel Maranhão; e por Joyse Feitoza, responsável pela coordenação da comitiva.