Educação

Faculdade Pitágoras promove curso de libras gratuito, com direito a certificado, nesta sexta-feira

Na busca por uma sociedade mais inclusiva, a educação desempenha um papel fundamental. No entanto, para garantir que todos tenham acesso igualitário à educação, é essencial considerar as necessidades específicas de cada indivíduo e, nesse contexto, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) emerge como uma ferramenta crucial na promoção da inclusão escolar de pessoas surdas.

Não apenas um meio de comunicação, a Libras é uma forma completa e rica de expressão linguística, com gramática e estrutura próprias. Sua importância na inclusão escolar reside na capacidade de proporcionar acesso à informação e comunicação para os surdos, permitindo-lhes participar plenamente do ambiente educacional.

Com o intuito de promover a inclusão e a equidade no ambiente educacional, o curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras promove, nesta sexta-feira, um curso que tem como tema “A importância da libras na inclusão escolar”. Gratuito e aberto ao público, o evento que contará com palestra e oficina, garante certificado aos participantes e terá como convidado, Renato Silva, intérprete de liras, idealizador e CEO do IBALI- Instituto Bacabalense de Libras.

Lyvia de Sá, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras, destaca que a linguagem de sinais desempenha um papel crucial no desenvolvimento da identidade cultural dos surdos. “Ao aprenderem e utilizarem a Libras na escola, os alunos surdos têm a oportunidade de se conectar com sua comunidade e sua cultura de uma maneira significativa. Isso não apenas fortalece sua autoestima e confiança, mas também promove o respeito e a valorização da diversidade na escola. Com o aprendizado da Libras, professores e colegas podem se comunicar de forma eficaz, garantindo que recebam todas as informações necessárias para seu desenvolvimento acadêmico e social”, completa.

O curso acontece neste dia 14 de junho, das 19h às 21h, na Biblioteca da Faculdade Pitágoras de Bacabal, localizada na R. Doze de Outubro, 377, Centro- Bacabal. Para participar, basta se inscrever pelo link (https://forms.gle/5NUxPUMirWAH9WEs8) e comparecer na unidade no início da programação.

Sobre a FACULDADE PITÁGORAS  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site.