O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Facetas ou lentes de contato? Saiba quando cada procedimento é recomendado

Ter um sorriso bonito e saudável é um dos sonhos dos brasileiros. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019 mostram que 34 milhões de pessoas com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais e 14 milhões perderam todos os dentes. Com este panorama, as clínicas odontológicas têm oferecido tratamentos cada vez mais tecnológicos e com técnicas avançadas para garantir o melhor sorriso aos clientes. 

A professora do curso de Odontologia, do Centro Universitário Estácio São Luís, Samara Lima, explica que, quando o assunto é estética, são oferecidos tratamentos como clareamento dental, colocação de lentes de contato e facetas, além das restaurações diretas com resina composta, e outros métodos.

Facetas ou lentes de contato?

Uma dúvida bastante frequente é sobre quando escolher as facetas e quando optar pelas lentes de contato para os dentes. Ambos os procedimentos revestem a superfície dos dentes de porcelana ou resina composta, mas existem diferenças entre as técnicas que precisam ser avaliadas antes de decidir qual método aplicar.

Samara explica que o que difere uma lente de contato e uma faceta é a espessura do desgaste dentário e do material que será aplicado. “A lente de contato é um procedimento estético que necessita do mínimo de desgaste de estrutura dentária para a cimentação de peças muito finas de porcelana ou resina composta, proporcionando a melhora dos contornos anatômicos relacionados à estética dental”, afirma.

Enquanto a lente de contato é um procedimento que desgasta menos a dentição, as facetas são desgastes mais acentuados com o objetivo de mascarar alguma imperfeição. “O desgaste acontece caso haja a necessidade de uma cobertura estética mais espessa”, reforça.

Existe procedimento mais indicado?

A especialista ressalta que o profissional da área da odontologia, após avaliar o caso do paciente e fazer uma análise clínica das condições dentárias, é quem poderá indicar qual o método a ser utilizado. “Todos os procedimentos vão depender do diagnóstico feito pelo dentista, envolvendo alinhamento do dente, alterações de cor e de forma dos elementos dentários, além da quantidade necessária de desgaste para a correção de cada situação”, explica. 

A professora destaca, ainda, que a correção de pequenos defeitos e a harmonia da forma podem ser restabelecidos com as lentes de contato. Alterações de posicionamento e desgastes mais acentuados precisam de procedimentos mais invasivos como coroa e facetas. Ressaltando que, nem sempre as lentes são a primeira indicação para a correção estética. As resinas diretas também são utilizadas para corrigir a harmonia do sorriso sem precisar de desgastes, porém, cada caso deve ser avaliado por um profissional que indicará o melhor tratamento.