.

Faça um pedido de orçamento da forma correta!

Para garantir contratos de alta qualidade e expandir seus negócios, é essencial ter um modelo de orçamento eficiente. No entanto, essa tarefa pode ser complicada.

Afinal, o orçamento é o início das suas vendas e tem muito valor. Para tanto, ele precisa ser bem estruturado e objetivo, sem deixar de ser completo, para não deixar dúvidas para os clientes que já se interessam pelo seu produto ou serviço.

O que deve haver em um modelo de orçamento?

O nome do vendedor responsável pela cotação, afinal, o cliente precisa saber com quem falar quando retornar.

Dados do cliente interessado, pois uma cópia estará sempre com você, então quando ele retornar, você terá suas informações muito rapidamente.

A data em que a cotação foi criada, e o prazo de validade da proposta, para que você saiba se está na hora de entrar em contato novamente, ou se o cliente vem até você depois de muito tempo, você sabe que precisa atualizar a documentação.

Todas as formas de contato com a empresa. E-mails de notificação, número de telefone, redes sociais, sites, tudo isso facilita para os clientes encontrá-lo.

O valor único do produto e o valor total, não há dúvida de que se ocorrer uma venda de um produto ou serviço, o cliente não ficará desapontado por um mal-entendido.

O local de retirada do produto, se houver, certifique-se de fornecer o endereço completo, detalhes de contato e horário de funcionamento desse local para facilitar a vida do cliente.

Avise possíveis custos adicionais, por exemplo, se houver entrega e ela estiver incluída, explique ao cliente. Mesmo que isso não aconteça, é vendido como cortesia, um mimo que todo cliente adora.

O tempo que leva para ficar pronto o pedido (se for o caso) também deve ser informado ao cliente, para que o cliente realmente saiba quanto tempo vai demorar para não esperar ou se surpreender quando decidir comprar seu produto ou serviço.

O método de pagamento que você aceita. Nunca informe seu cliente sobre o método de pagamento após a decisão de compra ter sido tomada, isso pode ser frustrante se você não aceitar a forma escolhida pelo consumidor.

Fora isso, cada negócio requer um modelo diferente. Você pode adicionar outros itens e torná-los seus, incluindo o logotipo e as cores da sua marca.

Orçamento odontológico

Áreas mais específicas, como serviços odontológicos, exigem um orçamento para garantir a segurança dos serviços, pois na saúde espera-se que os profissionais sejam confiáveis.

Portanto, esse orçamento deve mostrar os seguintes dados:

  • Número de registro do profissional no conselho da área;
  • Quais dentes são tratados desenhando a arcada dentária;
  • Horário de funcionamento flexível e assistência a qualquer momento;
  • Tempo necessário para todo o tratamento.

Orçamento para escolas

As escolas de idiomas, música ou creches, além das escolas tradicionais, precisam ter um bom orçamento para atrair novos alunos e poder cobrar mensalidades.

Um modelo de orçamento específico para essa seção, que deve conter as seguintes informações:

  • Método de ensino;
  • Diferenças da agência para transmitir autoridade sobre o assunto;
  • Horário de aula;
  • Quantos alunos há em cada turma;
  • Materiais didáticos incluídos.

O ideal é que esse orçamento pareça uma proposta de negócio, com fotos da aula, se possível, até com depoimentos de quem já fez a aula e foi aprovado, sendo assim mais convincente.

Orçamento para serviços de advocacia

Quem atua na advocacia precisa mostrar como funcionarão os honorários, pois esse é um tipo de serviço muito específico. Esse tipo de orçamento é mais conhecido como proposta de honorários advocatícios.

Geralmente contém:

  • Uma descrição dos serviços jurídicos prestados;
  • Honorários;
  • Custos;
  • Registro profissional na OAB.

Orçamento para agência de viagens

No que diz respeito ao turismo, as agências de viagens também devem ter orçamentos mais próximos de propostas comerciais, como escolas.

Isso porque é necessário informar tudo o que compõe o passeio, inclusive a exibição de imagens, para torná-lo mais atrativo.

Normalmente, será necessário um itinerário completo para informá-lo de detalhes como se você possui seguro de viagem. 

Não é ideal para uma empresa que oferece apenas papel A4 de texto simples, pois funcionaria bem para outras empresas, pois precisa encher os olhos do cliente e “fazer você querer viajar”.

Você pode falar sobre:

A agência de viagens e seu horário de funcionamento;

Detalhes sobre o destino pretendido;

  • O roteiro completo, incluindo datas e horários de partida e chegada, hospedagem, alimentação, traslados e passeios, e depoimentos de quem utilizou e aprovou esses serviços;
  • Seguro viagem; 
  • A diferenciação, como o atendimento 24 horas, faz com que os clientes se sintam seguros.

Como enviá-lo ao cliente

Se o cliente estiver em seu local físico, pode haver o pedido de orçamento, então pergunte se ele gostaria de receber uma cópia impressa por e-mail ou ambos.

Isso porque provavelmente é bom se preocupar em não desperdiçar papel, o que pode agradar os clientes que o consideram, e você provavelmente montará esses modelos em programas ou softwares específicos, então disponibilize-os em formato digital.

Portanto, se houver perda, o cliente tem outro local para consulta.