O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Expoimp terá dia de campo sobre aviação agrícola na próxima sexta

A tecnologia aeroagrícola será tema, na sexta-feira (12), a partir das 9 horas, de um dia de campo na 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que começou no sábado (6), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, na cidade do sudoeste maranhense. A movimentação terá palestras no Auditório Sinrural, dentro do Parque, e demonstração de tecnologias e da precisão de avião, helicóptero e drone no trato de lavouras. O foco do dia de campo é apresentar a segurança e importância da aviação para a sustentabilidade na agricultura e economia do Estado.

A iniciativa também busca esclarecer os principais mitos sobre a atividade, que no Maranhão alimentam uma polêmica envolvendo Câmara de Vereadores, Ministério Público e inclusive a Igreja Católica. Tendo alguns municípios proibido o uso de aeronaves pilotadas e drones em seus territórios, sob o argumento de prevenir contaminações por agrotóxicos. Quando, na verdade, proibir aumenta o perigo no campo – já que o risco é igual para todas as ferramentas e a aviação é a única que tem legislação específica exigindo, por exemplo, formação técnica de seu pessoal, pátio de descontaminação e relatórios minuciosos (o que facilita também sua fiscalização).

TRANSPARÊNCIA

O evento na sexta-feira é promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). As demonstrações de aplicações aéreas abrem o programa, seguidas de palestra sobre tecnologias embarcadas e as rotinas que garantem a segurança e transparência das ferramentas aéreas. Abordando ainda a legislação e fiscalização sobre o setor e com espaço para esclarecimento de dúvidas dos presentes.

A apresentação estará a cargo do pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Wellington Pereira Alencar de Carvalho – que é um dos coordenadores do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e uma das maiores autoridades sobre tecnologias aeroagrícolas no País. O evento terá a presença também do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, que falará sobre os trabalhos de melhoria contínua do setor e seu esforço de aproximação com a sociedade.

ABRANGÊNCIA

A Expoimp ocorre no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e segue até o domingo (14). Organizada pelo Sinrural, o evento é a mais importante a feira do agro no Estado e uma das principais do Nordeste do País. Sua 54ª edição tem como tema O agro do futuro chegou, abordando justamente a importância da modernização e tecnologia no campo – para pequenos, médios e grandes produtores.

O evento conta ainda com mostra de animais, máquinas agrícolas, cursos sobre pilotagem de drones e seus usos, operação de tratores, manejo de rebanhos, shows artísticos, palestras sobre agroindústria, oportunidades de negócios e diversos outros temas. A 54ª Expoimp tem o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Imperatriz, além da Faema e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae/MA) .