Expedições de Turismo promove semana de ações para o trade turístico em Barra do Corda, Grajaú e Arame

Com o intuito de fortalecer e intensificar as atividades turísticas do Estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) concluiu mais uma semana das Expedições de Turismo, que foi realizada nos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Arame, que fazem parte do Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela. A atividade teve início no último dia 29 de maio e terminou nesta sexta-feira (2), com o total de 136 pessoas qualificadas, 443 crianças sensibilizadas e foram entregues 37 carteiras para os artesãos nos municípios de Barra do Corda e Grajaú.

“Estamos fazendo um roteiro turístico em cada polo, desbravando cada município para fortalecer o destino e criar outras alternativas de desenvolvimento econômico-social. Nós temos que pensar na melhoria de qualidade de vida dos maranhenses. As capacitações que oferecemos aos prestadores de serviços é com o intuito de aumentar a procura por esses roteiros e tornar o Maranhão conhecido no Brasil e no mundo”, destacou a secretária Socorro Araújo (Setur).

Durante toda a semana da ação, a equipe da Setur percorreu os principais atrativos turísticos dos municípios de Barra do Corda, Grajaú e Arame para levar cursos de qualificação, com o intuito de enriquecer a cadeia de turismo com conhecimento para oferecer serviços de qualidade aos turistas. Ao todo foram ofertadas seis capacitações: “Atendimento ao Turista”, “Condução de Visitantes em Ambientes Naturais”, “Elaboração de Projetos”, “Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes” e “Organização de Eventos”, com direito a certificados com carga horária de 4h. No total, foram 136 pessoas capacitadas, entre elas, pessoas da comunidade e empreendedores locais.

Ao longo das Expedições, a equipe da Setur realizou visita técnica na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Campus Barra do Corda, com o intuito de firmar uma parceria que vai beneficiar a cadeia produtiva do turismo. A parceria visa oferecer cursos de qualificação à distância para o trade turístico do município, por meio do laboratório de informática da universidade, como forma de agregar valor aos serviços prestados.

O superintendente de Qualificação da Setur, Antônio Castro, destacou a importância da qualificação como parte do desenvolvimento do turismo nos municípios. “As expedições trazidas para o polo trouxeram diversas ações e, com o apoio da Setur, alcançamos toda a comunidade. Acredito que todas as pessoas precisam estar inseridas no turismo e lucrar por meio das atividades turísticas para enxergar possibilidades de desenvolver suas próprias ideias, seus próprios empreendimentos”, ressaltou.

Ana Luísa Barros, que atua na área alimentícia, participou do curso “Condução de Visitantes em Ambientes Naturais”. “Como eu gerencio um ponto turístico, o curso me proporcionou uma profissionalização na área que já atuo e aprendi dicas de como recepcionar e atender melhor os meus clientes, e conduzi-los até os pontos turísticos”, afirmou. Além das qualificações, a equipe da Setur realizou visita técnica nos atrativos turísticos de Barra do Corda, Grajaú e Arame, bem como pousadas e outros empreendimentos do segmento turístico, com as ações do Cadastur, que incluem palestras, adesão e renovação de cadastros dos prestadores de serviços turísticos no município e povoados próximos.

Durante as Expedições de Turismo, foram realizadas palestras para crianças e adolescentes de escolas públicas com o intuito de sensibilizar e combater a exploração sexual infantil na cadeia produtiva do turismo por meio do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”. Ao todo foram sensibilizadas 443 crianças do Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela.

As ações no polo turístico também contaram com a entrega de 37 carteiras para os artesãos dos municípios Barra do Corda e Grajaú, reforçando a importância da formalização dos empreendedores, o fortalecimento da cultura local e dar a oportunidade de os artesãos de participarem de eventos e editais.