Giro de Noticias

Extensionistas de oito escritórios regionais da Agerp recebem capacitação, em Imperatriz.

O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) ministrou capacitação dos extensionistas de oito escritórios regionais da autarquia. O curso foi realizado nesta semana (nos dias 3 e 4 de maio), no município de Imperatriz, Região Tocantina.

O evento foi realizado na empresa Imperagro, parceira da Agerp nesta empreitada, e tem como objetivo fornecer formação qualificada aos extensionistas, fortalecendo as ações de assistência técnica, na perspectiva de elevar a renda e, consequentemente, qualidade de vida dos agricultores familiares de cada região do Maranhão.

Ao todo, a capacitação atingiu 23 extensionistas dos escritórios regionais da Agerp de São Luís, Zé Doca, Santa Inês, Imperatriz, Balsas, Açailândia, Barra do Corda e Presidente Dutra.

Os extensionistas receberam instruções teóricas e práticas durante os dias de capacitação, nos quais foram apresentadas novas tecnologias e técnicas de manejo que proporcionarão aumento da produtividade campo.

Para o gerente comercial da Imperagro, Rogério Komatsu, a capacitação irá influenciar diretamente na vida do agricultor familiar, por meio dos extensionistas da Agerp, que levarão mais conhecimento para os agricultores que são assistidos pela Agerp em cada região do estado. 

“Estamos aqui para ofertar mais conhecimento técnico sobre o desenvolvimento sustentável do agronegócio na vida do agricultor familiar, e apresentando soluções inovadoras que viabilizam o sucesso do homem do campo”, destacou Komatsu.

A capacitação foi dívida em módulos, sendo que no primeiro dia foi realizada a capacitação teórica, onde foram ministradas palestras sobre controle biológico em hortifruti; tratamentos culturais em hortifruti e tecnologia de aplicação; importância da Irrigação nas culturas do tomate, da melancia e hortaliças.

Durante o segundo dia da capacitação, foram realizadas instruções práticas e visitas técnicas as áreas de produtores rurais em duas regiões, na propriedade do produtor Edmar Reginaldo em Ribamar Fiquene, onde os extensionistas puderam ver de perto plantios de milho, banana, abóbora e melancia. 

Já na Fazenda Santa Bárbara, em Montes Altos, os extensionistas observaram plantios de milho, melancia e receberam instruções práticas de manejo de cada cultura. 

Para o coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável da Agerp, Artur Soares, a capacitação é uma excelente forma de troca de experiências entre a equipe de assistência técnica da Agerp com a equipe de especialistas da Imperagro.

“Esse é um projeto inovador e tem como principal objetivo conferir maior eficiência e qualidade ao serviço ofertado pela Agerp aos agricultores familiares do Maranhão. Com a capacitação, os extensionistas realizarão uma nova forma de atendimento com foco no negócio de cada agricultor para ofertar mais eficiência em seus sistemas de produção”, destacou Artur Soares.