O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Excelência ambiental do Porto do Itaqui é confirmada por meio da auditoria do Conama

A excelência ambiental do Porto do Itaqui foi mais uma vez atestada pela auditoria prevista na resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), ferramenta essencial para verificar o cumprimento das medidas ambientais em áreas portuárias. A partir de uma avaliação rigorosa, a resolução Conama nº 306/2002 determina diretrizes para o licenciamento ambiental, exigindo relatórios técnicos que comprovem a eficácia das ações desenvolvidas.

“Essa auditoria é um instrumento fundamental para avaliação do cumprimento das condições e medidas estabelecidas nos programas de monitoramento ambiental, especialmente em áreas sob influência de atividades portuárias. O resultado positivo dessa verificação só é possível por meio do trabalho de toda a nossa equipe de meio ambiente, que está comprometida em fazer um porto cada vez mais sustentável”, comunicou a presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça.

Durante a auditoria foram avaliados diversos aspectos do Sistema de Gestão Ambiental da empresa, como a segregação, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, além do treinamento dos profissionais envolvidos no processo. De acordo com os auditores, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) demonstrou resultados que refletem a sua política de melhoria contínua.

Tal validação é fruto do plano consistente de gestão ambiental do Porto do Itaqui. Periodicamente, são realizadas fiscalizações ambientais de todas as empresas que operam no porto. Há ainda uma central de resíduos onde está contida a armazenagem de resíduos gerados no Itaqui.

“Seguimos firmes na missão de alinhar nossas operações à sustentabilidade e à legislação ambiental, garantindo que o Porto do Itaqui continue sendo referência em gestão responsável e aliada ao futuro”, explicou a gerente de meio ambiente do porto, Luane Lemos.

Nos terminais do Cujupe e da Ponta da Espera a gestão ambiental também é prioridade. “Atuamos de forma contínua com ações de fiscalização ambiental, garantindo que as atividades realizadas estejam em conformidade com a legislação vigente. Também adotamos medidas preventivas e corretivas voltadas à proteção dos recursos naturais, como o monitoramento da qualidade da água, controle de resíduos e orientação aos operadores locais. Essas iniciativas reforçam o engajamento do Porto com a sustentabilidade em todas as suas áreas de atuação, incluindo os terminais de passageiros”, destacou o diretor de planejamento e desenvolvimento do Itaqui, Bruno Mota.

Mais destaques

Na área ambiental, o Porto do Itaqui se evidencia por ser o primeiro porto público do Brasil a lançar um plano de descarbonização. Ao todo, são 21 empresas da área portuária envolvidas. Ações como a adoção de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), monitoramento ativo da qualidade do ar do Porto, ônibus com tecnologia Euro 6 (redução de gases poluentes), gestão ambiental responsável, além do investimento em pesquisas sobre mudanças climáticas e descarbonização deram ao Porto do Itaqui o segundo lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2024 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).