O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de NoticiasÚltimas Noticias

Evento em alusão ao Dia do Oficial de Justiça será nesta terça, 25/3

O Poder Judiciário realiza nesta terça-feira (25/3), a partir de 9h, evento em comemoração ao Dia do Oficial de Justiça, que acontece no Auditório Desembargadora Madalena Serejo, no Fórum de São Luís (Calhau), com palestras voltadas a oficiais e oficialas de Justiça, magistrados, magistradas, servidores, servidoras e parceiros institucionais do Judiciário. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TJMA no Youtube:

A programação prevê a abertura do evento às 9h; seguida, às 9h30, da palestra “Ressignificações para o Oficialato de Justiça Nacional – Desafios e Oportunidades na Era Digital: Olhar para o presente, mirar no futuro da profissão”, que terá como palestrante a oficiala de justiça Érica Sakaki, do TRT da 5ª Região, e também doutoranda em Direito, influenciadora digital e fundadora do Instagram @‌vidadeoficial.

Às 10h30, será a vez do lançamento do livro “Vida de Oficial – Era só uma intimação”, do oficial de justiça da Central de Mandados de São Luís e jornalista Nonato Reis. Com representatividade nacional, o livro aborda as histórias e situações envolvendo o cumprimento de ordens judiciais. A obra tem a parceria de Érica Sakaki e colaboração de oficiais de justiça de todas as regiões. Por fim, debate e encerramento do evento, previsto para as 11h.

O evento é coordenado por Charles Glauber da Costa Pimentel (supervisor da Central de Mandados da Comarca da Ilha) e Jaciara Monteiro Santos Rodrigues (oficiala de justiça do TJMA).

OBJETIVOS

O objetivo da programação comemorativa é analisar o impacto da tecnologia digital na atuação dos oficiais e oficialas de justiça. Serão abordados os desafios e oportunidades decorrentes do uso de novas ferramentas e sistemas digitais no trabalho da categoria. Também há a intenção de capacitar profissionais para o uso eficiente das novas tecnologias, com apresentação e discussão das melhores práticas para o uso de ferramentas digitais, visando otimizar o trabalho dos oficiais e oficialas de Justiça e aumentar a eficiência da prestação jurisdicional.

Outro objetivo é analisar a Resolução CNJ n. 600/2024. A norma, publicada no dia 13 de dezembro de 2024, amplia as atribuições dos oficiais e oficialas de justiça, permitindo que eles tenham acesso direto a sistemas informatizados do Poder Judiciário para a localização de pessoas e bens.

PROMOVER REFLEXÃO

O evento tem ainda o intuito de promover a reflexão sobre o futuro da profissão. Serão debatidas as tendências tecnológicas que moldarão o futuro do trabalho de oficiais e oficialas de justiça, bem como as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional na era digital. Fomentar o debate sobre a importância da valorização profissional, com discussão de estratégias para valorizar a carreira dos/das profissionais, reconhecendo a importância do seu papel na sociedade e no sistema judicial. 

Por fim, divulgar a nova obra literária de Nonato Reis, para celebrar a produção literária dos servidores e das servidoras e apresentar à sociedade a realidade e a importância da profissão de oficial de justiça.