Estudar ou relaxar? Saiba o que fazer na véspera do Enem
Depois de solucionar 90 questões dos cadernos de Linguagens, Ciências Humanas, Língua Estrangeira e uma redação, no domingo (17), os candidatos seguem para a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Nesta última fase, no próximo domingo (24), os inscritos irão enfrentar mais 90 questões, dessa vez de puro cálculo, nas áreas de exatas, como matemática, física e química.
O fato é que para conseguir realizar a prova e garantir uma vaga em uma universidade, além de ter mantido uma rotina de estudos em 2020, os alunos precisam manter a calma durante a prova.
Ainda que alguns estudantes sigam à risca essas dicas, outros, no entanto, não conseguem manter a calma, o que pode gerar consequências. “Alguns estudantes tiveram sucesso, outros nem tanto com essa mudança de rotina, causada pela pandemia. Isso acaba gerando uma sensação de insegurança e de que poderia ter feito algo a mais, estudado mais ou melhor. A consequência é o aumento da ansiedade e nervosismo antes e durante a prova”, detalha o psicólogo do Hapvida Saúde, Othon Júnior.
Outro erro muito comum dos concorrentes é o excesso de estudos dias antes do exame. Para a mestre e coordenadora do Curso de Administração do Centro Universitário Estácio São Luís, Midori Oshima, não há mais tempo para aprender novos conteúdos, é hora de desacelerar. “O que pode ser feito agora é revisar conteúdos já estudados, ler provas anteriores e não encher a mente de novos estudos”, recomenda a especialista.
Hora de desacelerar!
No dia que antecede o exame, desacelerar é palavra de ordem. “O desgaste é imenso. Afinal, alguns estudantes esperam por anos por esse momento. Por isso, é bom que os alunos busquem atividades relaxantes, como ir ao cinema ou passar o tempo com a família, em casa”, orienta Midori.
O psicólogo Othon Júnior lembra ainda que é importante relaxar tanto o corpo quanto a mente. Uma saída para lidar com a ansiedade é cuidar da saúde física, por isso atenção à alimentação, à atividade física e ao sono. “Com o corpo preparado, o funcionamento fisiológico dará suporte para que as emoções trabalhem mais reguladas. Para lidar com a ansiedade – antes e durante a prova -, o melhor caminho é o da respiração”, recomenda.