Estudantes do SESI Maranhão conquistam certificação internacional da Microsoft
O Serviço Social da Indústria no Maranhão (SESI-MA) celebra uma conquista inédita: oito estudantes da rede foram certificados pelo programa Microsoft Office Specialist (MOS), a única certificação oficial aprovada pela Microsoft que reconhece habilidades avançadas nos aplicativos Word, Excel e PowerPoint. O feito marca a primeira vez que alunos maranhenses obtêm a certificação, e posiciona o estado entre os melhores desempenhos do país.
Ao todo, 115 estudantes do Ensino Médio das escolas SESI em São Luís, Caxias, Bacabal, Imperatriz e São José de Ribamar (SESI Araçagi) participaram do processo seletivo. Destes, oito alunos já foram certificados, sendo sete da Escola SESI São Luís (anexo) e um da Escola SESI Araçagi. A expectativa é de que novos certificados sejam anunciados nas próximas semanas, especialmente para Bacabal.
O professor do SESI e assessor pedagógico da COEDU, Moisés Costa, que também atua como interlocutor da Microsoft no estado, destacou a importância do projeto. “O MOS é uma oportunidade real de qualificação. O Maranhão se destaca com o quinto melhor desempenho no simulador de prova a nível nacional, e ocupa o segundo lugar na plataforma de preparação (MSI) utilizando a ferramenta Word entre todos os estados do Brasil”, afirmou.
O educador explicou ainda que a certificação MOS tem impacto direto na formação profissional de estudantes, validando competências fundamentais e práticas no mercado de trabalho global.
A aluna Geovanna Sodré, da Escola SESI São Luís, uma das certificadas, compartilhou sua experiência: “Escolhi me aprofundar no Word. Estudamos bastante e passamos por duas etapas de prova. Foi muito gratificante conquistar essa certificação que, com certeza, vai abrir portas”.
Para a gerente da Escola SESI São Luís, Cristina Cunha, o resultado é reflexo do compromisso com a excelência. “Hoje é um dia de celebração. Os nossos alunos estão sendo reconhecidos internacionalmente por suas habilidades. Isso reafirma nosso compromisso com uma educação que prepara para a vida e para o mundo do trabalho”.
De acordo com o professor Moisés, o SESI Maranhão segue empenhado em ampliar o número de estudantes certificados e consolidar o estado como referência nacional.