O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Estudantes distribuem balões amarelos e bilhetes em campanha de prevenção ao suicídio

Quem estiver no Espigão Costeiro da Ponta d’Areia neste sábado, 25 de setembro, próximo ao pôr do sol, será alvo de uma campanha de prevenção ao suicídio realizada por estudantes de São Luís. 

A campanha faz parte de ações do Setembro Amarelo que movimentaram duas escolas durante vários dias, com orientações sobre a saúde emocional, e culminaram na redação de milhares de bilhetinhos para serem entregues para as pessoas. 

Portando balões amarelos e cartazes, os estudantes abordam os visitantes do ponto turístico, falando sobre a importância de prestar atenção aos sintomas que indicam que alguém está enfrentando uma situação perigosa, com sentimentos que podem levar a tirar a própria vida. 

“Estes bilhetinhos são tão puros e contém tantas palavras de motivação que decidimos presentear a população. Existem pessoas que estão sofrendo, com pensamentos de morte, mas que aparentemente estão normais e elas são o nosso alvo”, explica Ben-Hur Vaz, diretor de uma das unidades escolares participantes da iniciativa. 

As crianças indicam ainda o Disque 188 para pessoas que estão enfrentando problemas emocionais e a plataforma Ouvido Amigo, onde psicólogos voluntários oferecem atendimento gratuito. 

Suicídio deve ser assunto na sala de aula 

O crescente número de casos de suicídio entre crianças e adolescentes mostra que é necessário abordar o assunto em todas as áreas da sociedade e a escola tem um papel primordial neste debate.

O tema ganhou ainda mais destaque na escola após a divulgação de pesquisas da USP que apontam que uma a cada quatro crianças ou adolescentes teve sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia. Outro dado alarmante foi apontado na pesquisa americana realizada com 19 mil adolescentes em 2020, onde 16% afirmaram terem ideias suicidas. 

Em nota, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) alerta para o risco do agravamento de quadros de saúde mental em decorrência da pandemia de Covid-19. Este é portanto um momento crucial para deixar os tabus de lado e falar abertamente sobre o problema. 

A campanha Setembro Amarelo é realizada desde 2014 através da parceria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).