Estudantes de cursos pós-médio do IEMA recebem certificação
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) convida para a cerimônia de certificação dos concludentes da primeira oferta dos cursos pós-médio nas Unidades Plenas do IEMA da região de São Luís, que vai acontecer nesta quarta-feira (22), às 9h, no IEMA Pleno São Luís-Centro. Os alunos vão receber diplomas técnicos em Design e Fabricação de Itens Personalizados, Atendimentos ao Paciente com Sequelas Pós-Covid, Tecnologia de Alimentos, Atendimento em Home Care, Informática para o Trabalho, dentre outros.
Após seis anos de oferta educacional em cursos de nível médio técnico, o IEMA possui 3190 egressos até 2020, com expectativa de ampliar esse número para 4626 ao final do ano letivo de 2021. Portanto, torna-se imprescindível incrementar a oferta de cursos, a fim de oportunizar formação contínua aos estudantes egressos do IEMA, fomentando o aperfeiçoamento de suas competências profissionais.
O IEMA apresenta o programa de cursos técnicos de pós-médio, objetivando o aperfeiçoamento profissional de egressos de formação técnica em nível médio tanto das unidades plenas do IEMA quanto de outras instituições da área metropolitana de São Luís. A iniciativa caracteriza o ponto de partida para a expansão do IEMA na oferta de cursos técnicos de pós-médio no contexto maranhense. O projeto tem viabilidade garantida por emenda parlamentar do deputado Bira do Pindaré que destinou recursos financeiros para a ampliação das oportunidades de aperfeiçoamento profissional, articulada ao fomento de ciência e inovação.
Os cursos de pós-médio tiveram carga horária de 40 horas, ofertados em dois dias da semana (terça-feira e quinta-feira) no turno noturno, das 19h às 22h, em seis unidades plenas da região metropolitana de São Luís: Bacelar Portela, Itaqui-Bacanga, São Luís Centro, Gonçalves Dias, Rio Anil e São José de Ribamar.
As vagas dos cursos de pós-médio foram destinadas a candidatos que já concluíram curso técnico em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).