Estudantes da Rede Estadual são semifinalistas em competição nacional

Os Centros Educa Mais Poeta Antônio José e Dom Ungarelli, ambos da Rede Estadual de Ensino, estão nas semifinais do “Desafio Liga Jovem”, uma competição nacional promovida pelo SEBRAE, em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, com o objetivo de desenvolver competências e atitudes empreendedoras nos estudantes. No total, foram mais de 5 mil estudantes inscritos e mais de 600 projetos enviados ao Desafio. A semifinal e final acontecerão de 20 a 25 de março, em São Paulo.

O Centro Educa Mais Poeta Antônio José, localizado no município de Santa Inês, contou com a inscrição de cinco equipes, cada uma composta por cinco estudantes, sendo quatro equipes com estudantes de 1º ano e uma equipe com estudantes do 3°. Entre estes, a equipe Medellin (1º ano/102) foi selecionada para participar da semifinal, em São Paulo. 

A equipe desenvolveu uma ideia que consiste na programação de um servidor pelo “discord”, que servirá como material auxiliar para os próprios estudantes. Entre os problemas levantados por eles e que seriam possíveis serem solucionados com o aplicativo, estão o controle de frequência diária (alunos frequentes e ausentes); a disponibilização de uma biblioteca virtual; leitor para correção de avaliações, gerando o resultado de forma mais rápida, entre outras funcionalidades.

A equipe Medellin é composta pelos estudantes Caueh Pereira Fernandes dos Santos, José Henryque Pontes Duarte, Ellen Araújo de Lima, Eduarda Barbosa dos Santos e Wasley Artimã Pereira. O orientador da equipe é o professor Anderson de Carvalho Alves.

“Para mim e para a minha equipe, é bastante gratificante porque, até então, era um sonho que parecia distante, mas mesmo assim nos empenhamos muito no projeto, corremos atrás, e felizmente conseguimos alcançar um de nossos objetivos, tudo isso graças ao esforço de todos e apoio de nosso orientador”, comemorou o estudante José Henryque Pontes Duarte. 

Já a equipe do Centro Educa Mais Dom Ungarelli, da cidade de Pinheiro, criou o projeto do CLI-GPS (Coleta de Lixo Inteligente), que permite ao cidadão monitorar e ser avisado da aproximação do caminhão de coleta de lixo, evitando o acúmulo de resíduo pela cidade.

Os estudantes da escola Dom Ungarelli que participarão da semifinal do Desafio Liga Jovem são Elayne Pinheiro Lobato, Maria Clara Sá Almeida, Lívia Alessandra Silva Barros e Thaynara do Nascimento Moreira. A orientadora da equipe é a professora Ildencarlen Basson.

Desafio Liga Jovem

O Desafio Liga Jovem é uma competição entre equipes de estudantes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Médio de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades. A solução deve ser transformadora e utilizar algum tipo de tecnologia, como um aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras tecnologias.

Os grupos, formados de 2 a 5 pessoas, mais um orientador maior de idade, participam de diversas atividades que auxiliam na criação e no desenvolvimento da sua solução e enviam um vídeo de até 4 minutos apresentando seu projeto. Os 100 melhores grupos participam da semifinal e final em São Paulo, e os seis grupos vencedores ganham uma viagem para Madrid, na Espanha.