Estudante do Maranhão cria bioacrílico a partir do Buriti

Bioplástico todo mundo já ouviu falar, mas e o acrílico ecológico? Pois foi isso o que fez a estudante Ana Beatriz de Castro Silva, do Centro Educacional Arteceb, de Imperatriz (MA). Ela desenvolveu um acrílico a partir da película que envolve a polpa do buriti, palmeira típica do cerrado. E mais: criou um plástico resistente a partir da casca da planta, com o qual fez um revestimento para piso e parede; e um biofilme a partir da polpa. O projeto é um dos destaques da 20ªedição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que acontece até o dia 26 de março pela Plataforma FEBRACE Virtual.

Depois de produzir os biopolímeros, Ana Beatriz fez a caracterização biotecnológica deles, testando a opacidade, a resistência química, as propriedades mecânicas, a capacidade de degradação em solo, entre outros aspectos. Os resultados mostram que a produção de biopolímero a partir do Buriti é viável: utiliza tecnologia para o desenvolvimento sustentável e social, pode ser usada pela indústria polimérica e indústria farmacêutica, sem agredir o meio ambiente. A decomposição se deu em tempo recorde: até 15 dias na água e até 20 dias no solo.

A estudante pretende dar continuidade à pesquisa, desenvolvendo uma pele artificial com a mesma matéria prima. “Não quero parar, quero que realmente essa pesquisa se transforme em produtos que beneficiem a sociedade”, diz.

Os 497 finalistas da FEBRACE — entre eles o projeto de Ana Beatriz — serão julgados por professores universitários e especialistas, que farão a avaliação em teleconferências fechadas. Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Também serão selecionados nove projetos para a Regeneron ISEF — a maior feira internacional de ciências do mundo que acontece em maio, nos EUA.

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Poliécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).