Estilo e performance – Cortes masculinos que fazem a cabeça dos atletas olímpicos
Os jogos olímpicos são um palco para feitos esportivos, mas também um desfile de estilos, onde os atletas expressam sua personalidade através de seus cortes de cabelo. Eduardo Muslera, hair designer e educador da Pivot Point, analisou os cortes de alguns dos nossos atletas olímpicos, buscando entender a relação entre estilo e funcionalidade.
Ygor Coelho (Badminton): “Ygor opta por um corte curto e prático, ideal para a intensidade do badminton. O cabelo raspado nas laterais e ligeiramente mais longo no topo oferece aerodinâmica e evita que o cabelo caia no rosto durante as partidas”, explica Hair designer.
Caio Bonfim (Marcha Atlética 20km): “Caio, assim como muitos maratonistas, prefere o cabelo curto, porém não muito raspado devido à possibilidade de competir dias de muito sol. Essa escolha minimiza o atrito com o ar, o acúmulo de suor e ainda protege o cabelo do sol .Fatores cruciais em provas de longa distância”, diz Eduardo.
Gabriel Medina (Surf): “O surfista Gabriel Medina é conhecido por seu estilo despojado, que se reflete em seu cabelo comprido e solto. O cabelo comprido, além de ser uma marca registrada de Medina, pode ajudar a proteger o couro cabeludo do sol durante as longas horas no mar”.
Lucas Verthein (Remo – Single Skiff): “O Lucas, também prefere um corte curto e funcional projetado para a lateral para que não caia sobre o resto, já que durante as competições o atleta sempre está com as mãos ocupadas movimentando o remo. O cabelo curto não interfere nos movimentos da remada e facilita a secagem após os treinos e competições”, complementa Muslera.
Cristiano Felício (Basquete) : “Ele opta por um corte flap top muito estiloso e bem característico dos atletas da NBA. Apesar de se tratar de um corte de comprimento maior não afeta em seu rendimento no esporte devido ao penteado projetado para cima, além disso em várias ocasiões o atleta optou pelas estilosas tranças”
Marcelo Chierighini (natação): “Marcelo usa um corte curto pensando na praticidade ao utilizar a touca de natação. Além disso, no dia a dia o atleta usa uma barba curta e alinhada, porém em dias de competição ele opta por raspar a barba e os pelos do corpo com a intenção de diminuir o atrito com a água.Cabelo e barba tem seu estilo e também sua funcionalidade nos esportes”, destaca Eduardo.
Thiago Wild (tenista) : “Ele tem o estilo ‘cabeludo’, muito característico dos grandes ídolos do tênis mundial como Rafael Nadal e o brasileiro Gustavo Kuerten. O cabelo mais longo auxilia na proteção do sol em quadras abertas e para que não atrapalhe e segure o suor geralmente ele utiliza uma faixa que o deixa ainda mais estiloso”.
Os cortes de cabelo dos atletas olímpicos refletem a individualidade de cada um, mas também a necessidade de praticidade e funcionalidade em seus respectivos esportes. “Seja um corte curto e aerodinâmico para minimizar o atrito com o ar, ou um cabelo comprido para proteger do sol, cada escolha tem um propósito. Como educador, é fascinante observar como o estilo pessoal se adapta às demandas do esporte de alto rendimento” finaliza Eduardo.