Estar produtivo é fator de prevenção na saúde mental, diz psicóloga

Em pleno mês de setembro, quando são deflagradas campanhas de prevenção ao suicídio – o Setembro Amarelo – a psicóloga Ingrid Rodrigues fala sobre a importância de sentir-se produtivo como fator de prevenção na saúde mental. Consequentemente, prevenção ao suicídio – por que não? O 44º vídeo da série Saúde Mental, produzida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, prova que a melhoria da qualidade de vida é exponencialmente marcante quando são superados momentos de desânimo, mais ainda em situações extremas.

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, muitas pessoas têm dificuldade de enfrentar uma rotina imposta pela Covid-19 e pelas regras do “novo normal” – ou “novo anormal” – como definem alguns. E é justamente para chamar o espectador para a reflexão sobre essa postura, e de como enfrentá-la e mudá-la, que Ingrid Rodrigues nos conduz por caminhos que levam a uma oportunidade de repensar a vida.

A psicóloga explica como tem sido difícil conciliar, neste ano, as dificuldades, o estresse, as perdas – amorosas, financeiras ou afetivas – ao trabalho. Mas aponta justamente a atividade laboral como um atalho para melhorar a qualidade de vida, combater o “esvaziamento” que parece tomar conta de muitos e aprender a suportar a realidade.

Questionar-se sempre, repensar atividades. Esse são conselhos sugeridos por Ingrid Rodrigues para começar a traçar planos para a mudança e entender que os dias não são sucessões de repetições.

A profissional do TJMA cita o livro “É isto um Homem?”, de Primo Levi, químico e escritor italiano que foi prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz, no sul da Polônia, área ocupada pelos nazistas alemães, na Segunda Guerra Mundial. O livro é sobre suas memórias do holocausto.

Ingrid Rodrigues relata que experiências de pessoas que passaram pelo mesmo drama de Primo Levi provam que “existe algo dentro de nós que nos impulsiona para a vida”.

Anime-se. Acompanhe tudo isso e muito mais no 44º vídeo da série, mais abaixo.

SÉRIE

A série Saúde Mental é um projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Maranhão. Todos os vídeos já produzidos estão disponíveis nas redes sociais oficiais do TJMA (tjmaoficial) no Instagram, Twitter, YouTube e Facebook.

SUGESTÕES

A psicóloga Ingrid Rodrigues recebe sugestões de temas a serem abordados nas próximas edições da série. Participe pelo e-mail divmedica@tjma.jus.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.