Estágio na Vale: inscrições seguem abertas

O Programa de Estágio 2021 da Vale está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (1º de junho). São cerca de 900 vagas em diversas cidades de seis estados: Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Rio de Janeiro. Para o Maranhão foram destinadas 95 vagas, distribuídas entre os municípios de São Luís, Açailândia e Santa Inês. De forma dinâmica e inspiradora, o programa tem como objetivo oferecer experiências que gerem impacto positivo na vida dos candidatos por meio do desenvolvimento na diversidade e na inclusão de pessoas.

Podem se candidatar ao processo seletivo pessoas estejam cursando o Ensino Superior e as inscrições ficam abertas até o dia 5 de julho pelo site www.vale.com/estagio. Os candidatos só poderão se inscrever para vagas no estado onde residem, mesmo em locais em que o trabalho seja 100% remoto, e ter disponibilidade para trabalhar pelo período de 6h.

O Programa de Estágio da Vale 2021 vai oferecer oportunidades em cursos como Engenharias, Geologia, Administração, Comunicação, Psicologia, Direito e Economia, entre outros. Por um período de até dois anos, os estagiários terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão por meio de mentorias de carreira, acesso a uma trilha exclusiva de desenvolvimento em temas relevantes, além de experiências práticas na rotina e em projetos da empresa. O estágio possibilita, ainda, que o estudante desenvolva e aprimore habilidades teóricas e comportamentais que serão fundamentais durante sua jornada profissional.

Para Mira Noronha, gerente global de Atração de Talentos na Vale, o Programa de Estágio da Vale se adaptou ao novo normal sem deixar de manter viva a atração dos estudantes pelo processo seletivo da empresa. “Dar continuidade a um programa tão importante, agora já inseridos à modalidade remota, é de grande importância para seguir aproximando e engajando jovens para o momento de transformação da empresa”, afirma.

Pré-requisitos

Podem se candidatar estudantes cursando ensino superior, com previsão de formatura entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Os estudantes precisam apresentar a declaração da instituição de ensino autorizando a realização de estágio.

O processo também inclui oportunidades para pessoas com deficiência. A Vale estimula fortemente a inscrição de pessoas com deficiência, de acordo com sua política de promover a inclusão e valorizar a diversidade.

Processo seletivo

O processo seletivo para o Programa de Estágio será online e totalmente às cegas em todas as etapas com o objetivo de evitar que vieses inconscientes influenciem a escolha dos candidatos e uma promover uma seleção baseada na avaliação de potencial e capacidade de realização futura. Desta forma, informações como gênero, etnia, idade, faculdade, endereço, estado civil, deficiências, entre outras, são omitidas durante a seleção.

Ao todo, a seleção acontece em seis etapas, todas eliminatórias, que incluem inscrições e avaliações, painel com gestores e gestoras, exames médicos admissionais e divulgação de resultados. Todas as etapas do processo devem ser acompanhadas pelo site.

Benefícios e carga horária

Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de até R$ 1.375,14 (valores variam de acordo com a carga horária), vale-transporte e vale-refeição e terão direito a assistência médica, trilha de desenvolvimento de carreira exclusivo para estagiários(as), acesso ao Gympass, programa de assistência ao empregado, seguro de vida e cesta de Natal, além de recesso remunerado de 15 dias a cada 6 meses. A carga horária do estágio varia entre quatro e seis horas diárias, dependendo das atividades a serem desenvolvidas.

Felipe Raposo está no 9º período de Engenharia Elétrica e desde março do ano passado faz parte da equipe de Excelência Operacional de Planejamento da Vale, em São Luís, como estagiário. Em mais de um ano de atuação, conta que já passou por experiências que nunca imaginou que seria possível antes mesmo de alcançar a graduação.

“Já tive contato com colegas da gerência de outros estados, o que me permitiu vivenciar experiencias de outras realidades da Vale. Além de conseguir um contato maior com diversos colegas das áreas que meu setor atende. Pude conhecer áreas internacionais da empresa, algo que nunca iria pensar que poderia acontecer durante o estágio. Durante o pouco tempo que tive contato com a área operacional, pude observar o quão robusto e consolidado são os nossos ativos, assim como a parte da manutenção. É algo de outro mundo”, afirmou.

Para o jovem de 26 anos, obter formação para o mercado de trabalho em uma empresa do porte da Vale trouxe amadurecimento, inclusive, de perfil. “Consegui evoluir bastante em todos os aspectos, desde o conhecimento técnico até a parte comportamental. Tenho trabalhado bastante durante meu estágio questões, como: ter empatia com as áreas, saber quais são as dores para que, trabalhando em conjunto, seja possível identificar oportunidades. Esse é um grande valor que vou levar para a vida”, concluiu.