Estado implanta Hospital de campanha na Região do Pindaré

Vinte e três dias após receber ofício da Defensoria Pública do Estado, o Governo do Estado do Maranhão instalará Hospital de Campanha para tratamento de pacientes contaminados com o novo coronavírus (Covid-19) no município de Santa Inês e região. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os trabalhos na unidade serão iniciados em junho.

Existem na comarca 1292 casos confirmados de infecção pela Covid-19 e 2670 pessoas com suspeita de contaminação, que estão sendo acompanhadas pelas autoridades de saúde local, e já computa 12 óbito, conforme Boletim Epidemiológico do Município. A cidade, distante da capital cerca de 250 km, conta com uma população de quase 100 mil habitantes.

Segundo informações do Governo do Estado, o Hospital de Campanha terá capacidade para até 40 leitos e os pacientes serão admitidos pelo sistema de regulação de leitos da SES. De acordo com o fluxo de atendimento, o paciente internado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, após passar pelo tratamento contra a Covid-19 e com quadro clínico apresentando melhora, será encaminhado para o Hospital de Campanha.

Com a oferta do serviço, o cidadão pode ter acesso à consulta, exames e retorno médico no mesmo dia. Para pacientes que necessitam de medicamentos, os remédios para ajudar no tratamento também são ofertados de forma gratuita. Além do ambulatório, o hospital macrorregional ampliou atendimento e a unidade conta, atualmente, com 66 leitos de enfermaria e 32 de UTI.