Estácio São Luís lança exposição sobre mulheres

O Projeto de Extensão EELAS Estácio do Centro Universitário Estácio São Luís, inaugurou a Exposição Elas são EELAS trazendo fotografias de 21 mulheres de diferentes gerações e bairros de São Luís atendidas pelo projeto em seus diversos eixos.

“O nosso objetivo é empoderar mais de 300 mulheres atendidas dentro desses 9 meses de projeto, projeto esse que faz com que nossa unidade seja parte de 4 unidades da Estácio nacional como projeto piloto que permite levar assistência gratuita em saúde, empreendedorismo, empoderamento comercial através dos cursos de Gestão, ou seja, um atendimento voltado para os direitos da mulher, principalmente, para as mais vulneráveis que tem um potencial gigantesco e precisa efetivamente do apoio da academia para florescer”, destacou Ismael Leite, reitor da Estácio São Luís.

As fotografias, que vão ficar expostas para visitação até o final de dezembro no hall de entrada do Bloco B da instituição, foram produzidas durante o primeiro Encontro EELAS Estácio realizado em outubro e contou com uma roda de conversa sobre a importância e o valor da mulher para toda a sociedade. Na atividade, as mulheres puderam compartilhar suas vivências, desafios e vitórias do cotidiano de um país ainda fortemente marcado pelo machismo e pela violência de diversas naturezas contra a mulher.

A artesã, Elza Gonçalves, conta que o projeto foi uma descoberta de um novo ser escondido durante anos dentro de si.

“O projeto EELAS fez com que nós nos descobríssemos. Eu era uma simples artesã, vendia meus produtos e hoje não vejo mais aquela Elza que só fazia artesanato. Hoje me vejo uma Elza empreendedora, em busca de novos horizontes. Através desse projeto, com certeza, o céu é o nosso limite”.

De acordo com os dados disponibilizados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), no mês de abril de 2020, quando o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 durou mais de um mês, houve um aumento de cerca de 40% em relação ao mesmo mês de 2019, na quantidade de denúncias de violência contra a mulher recebidas no canal 180. Isso revela a urgente necessidade de ações e atividades que possam gerar empoderamento e autonomia para as mulheres.

Essa Exposição busca apresentar a diversidade de mulheres que são atendidas pelo Projeto de Extensão em São Luís, bem como contribuir para a criação de um espaço permanente de valorização e reconhecimento das belezas singulares existentes em cada uma das mulheres. Elizangela Motta, Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Estácio explica que a proposta surgiu do desejo de garantir uma oportunidade para engrandecer e reconhecer as lutas e histórias de tantas mulheres que apesar dos desafios da vida não deixam de ser fortes e resilientes. “O projeto criou oportunidades para essas mulheres, melhorou a autoestima, a independência, a credibilidade dentro de cada área que ela se identifica, seja num simples café ou num local que ela nem imagina fazer o diferencial. Por isso, o nome do projeto significa – mulheres empoderadas, empreendedoras, livres e audaciosas – audaciosas que acreditaram no nosso projeto”.

EIXOS DO PROJETO – No eixo Comunicação são desenvolvidas atividades relacionadas ao empoderamento das mulheres com relação ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) como oficinas de fotografia, redes sociais e marketing digital. Além da produção de conteúdo em parceria com as mulheres a partir de suas histórias de vida. 

As ações do eixo Direito são voltadas à conscientização acerca dos direitos básicos de toda pessoa, através de oficinas e cursos sobre a temática, bem como o acompanhamento jurídico individual e de orientação das mulheres dentro do contexto dos diversos tipos de violência que podem acontecer.

No eixo de Educação Física é realizado um trabalho direcionado a melhoria da autoestima das mulheres atendidas, através do autocuidado com o corpo e da mudança de hábitos que possam impactar na melhoria da qualidade de vida. 

O eixo Gestão atua no fornecimento de ferramentas que possam qualificar e/ou facilitar a inclusão socioeconômica das mulheres atendidas no projeto, bem como auxiliar as mulheres que desejam empreender e que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho, através de cursos, oficinas e consultorias. 

As atividades do eixo Nutrição contemplam questões relacionadas à qualidade de vida das mulheres na ótica da alimentação saudável. Através da realização de ações de educação nutricional, palestras e oficinas pretende-se ampliar a compreensão sobre a importância de uma alimentação adequada.

No eixo Psicologia são desenvolvidas atividades que possibilitam um acolhimento das mulheres atendidas pelo projeto, particularmente através de estratégias de atenção primária no âmbito da psicologia que proporcionem o desenvolvimento psicossocial e a consciência acerca do autocuidado.