Giro de Noticias

Especial SLZ 411 anos: obras e ações do Estado promovem bem-estar e qualidade de vida em São Luís

Os 411 anos de São Luís são marcados por um conjunto de obras e ações realizadas pelo Governo do Estado com impacto direto na qualidade de vida e bem-estar da população e visitantes. Os investimentos em cultura, turismo, esporte e lazer somam mais de R$ 100 milhões e estão presentes na valorização da cultura local, infraestrutura de praças esportivas e conservação do acervo arquitetônico.

Nesse caminho, as comemorações pelo aniversário da capital reúnem diversas obras e ações. Na área do esporte e lazer, o primeiro dia do mês contou com a entrega do Estádio Luizão, localizado entre as avenidas Mar e Sol e João Alberto, no bairro Vila Luizão. 

Já no dia do aniversário da cidade, na sexta-feira (8), será realizada a Meia Maratona Internacional SLZ 411 na Avenida Litorânea, com a presença de atletas internacionais do Quênia e, também, de personalidades do esporte nacional como Ronaldo da Costa e muitos outros participantes de vários estados. 

Mais de 2 mil pessoas se inscreveram para a Meia Maratona e todos os participantes que concluírem a prova receberão medalhas e os cinco primeiros colocados gerais das modalidades de corrida 5 km, 10 km e 21 km terão troféus e premiação em dinheiro de até R$ 7 mil.

Outra programação comemorativa é a edição especial do Sedel Beach, no próximo domingo (10), às 8h, na Avenida Litorânea, para movimentar a orla da capital com modalidades como beach soccer, vôlei de praia, handbeach e banho assistido em cadeira anfíbia para pessoas com deficiência. 

Para além das entregas, na comemoração do aniversário de São Luís, as obras na área do esporte e lazer incluem a reforma do Estádio Castelão e Ginásio Castelinho, Areninha Esportiva na Cidade Operária e inúmeros serviços de recuperação de praças esportivas.

“O governador Carlos Brandão está pensando no bem-estar da população. Trabalhando o exercício físico, que também é um cuidado com a saúde. Estamos fazendo as reformas necessárias em todas as praças [esportivas] e pedimos a colaboração da população. Entre as obras temos a do Castelinho, que está sendo todo reformado com a atenção que merece, implantação de elevadores, academia, área para PCD, academia ao ar livre, e a piscina já está na fase final da licitação”, informou o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Naldir Lopes.

O turismo é outra área de grande destaque dos investimentos da gestão estadual na capital maranhense, especialmente os casarões a partir da parceria púbico-privada. O Centro Histórico tem sido revitalizado com a manutenção e reforma do acervo arquitetônico, como o Casarão do Sesi (Antiga Junta Comercial), Convento das Mercês, Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen), Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), entre outros prédios.

“Um dos grandes presentes desses 411 anos da cidade de São Luís é a reforma do Ceprama, este grande centro cultural que o governador Carlos Brandão está requalificando para que esse espaço possa voltar à comercialização do artesanato, com as nossas grandes apresentações culturais em um ambiente restaurado e assim possamos viver o apogeu deste centro. É um espaço que conta uma história que se resgata no presente”, observou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Grandes festas também marcam os investimentos realizados em São Luís na área do turismo, como o Carnaval e o São João deste ano, sucessos de público e que movimentaram a economia. Pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur), mostrou que 94% dos turistas pretendem retornar ao estado com a experiência do São João e que junho registrou o maior número de desembarques no aeroporto de São Luís dos últimos dez anos.

“São muitos presentes que nós temos para dar e abraçar essa cidade linda e que conta a história de um povo através da poesia, dos seus casarões e do próprio povo, que é bonito e se sente valorizado por morar aqui. São Luís vive um momento muito importante e o turismo também com o governador Carlos Brandão investindo em infraestrutura para a nossa cidade, que é o cartão de visita e o principal portão de entrada para os turistas”, explicou Socorro Araújo.

A gestora estadual também destacou os investimentos para capacitação dos diversos profissionais que lidam com o turismo na capital e municípios vizinhos no polo turístico da Grande Ilha, reunindo a capital, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara. As capacitações são realizadas município a município considerando o acolhimento aos visitantes e as necessidades detectadas em cada cidade.

As comemorações pelos 411 anos de São Luís incluem, ainda, o apoio da gestão estadual a eventos culturais como roda de conversa sobre ‘São Luís, memória e perspectivas’ no Convento das Mercês, a segunda edição do ‘Festival Maranhense da Cachaça, Cultura e Sabores’ e a 63ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que será realizada até este domingo (10).